Consulta Online

Consultas individuais através do Acadweb, na página inicial do site.

Consultas Externas

A mais importante ferramenta de referência clínica baseada em evidências, criada por médicos para médicos, para utilização principalmente no local de tratamento.

  • Contém sumários clinicamente organizados para milhares de tópicos;
  • Processo de monitoramento sistemático das principais revistas médicas e outras fontes baseadas em evidência, atualizados diariamente;
  • Capacidade de integrar-se ao prontuário eletrônico;
  • Acesso disponível pela internet ou via PDA para facilitar o acesso.

ehost_logo

A Base de dados EBSCO permite o acesso as fontes de informação acadêmicas e seu conteúdo diverso é um valioso recurso para trabalho acadêmico, respondendo a exigências de níveis curriculares. Esta coleção provê cobertura de textos na íntegra de mais de 1400 títulos de periódicos para quase todas as áreas acadêmicas de estudo – inclusive ciências sociais, ciências humanas, educação, lingüística, artes e literatura, CIÊNCIAS DA SAÚDE, estudos étnicos, etc. A busca ao documento é feita por título, autor e assunto, dando a possibilidade de cruzar vários campos para maior precisão na recuperação da informação.

Exemplo de uma pesquisa básica aqui.

Dicas para acesso a bases de dados EBSCO

  • É uma base de dados internacional, lembre-se que os termos a serem pesquisados devem estar na língua inglesa;
  • Comece sua pesquisa com um termo mais genérico, observe os resultados da base de dados, analise-os e refina sua pesquisa;
  • Faça o refinamento, utilizando os delimitadores de data, campos específicos e os operadores booleanos.

Ciências da Saúde em Geral

BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde
É um centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), estabelecido no Brasil desde de 1967, em colaboração com o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo.

LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
LILACS é uma base de dados cooperativa do Sistema BIREME, que compreende a literatura relativa às Ciências da Saúde, publicada nos países da Região, a partir de 1982. Contém artigos de cerca de 670 revistas mais conceituadas da área da saúde, atingindo mais de 350 mil registros, e outros documentos, tais como: teses, capítulos de teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.

MEDLINE – Literatura Internacional em Ciências da Saúde
MEDLINE é uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela National Library of Medicine, USA (NLM) e que contém referências bibliográficas e resumos de mais de 4.000 títulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países. Contém aproximadamente 11 milhões de registros da literatura desde 1966 até o momento, que cobrem as áreas de medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, medicina veterinária e ciências afins. A atualização da base de dados é mensal.

COCHRANE – Revisões Sistemáticas da Colaboração Cochrane
Coleção de fontes de informação atualizada sobre medicina baseada em evidências, incluindo a Base de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas.

SciELO – Scientific Electronic Library Online
O SciELO (Biblioteca Científica Eletrônica On-line) é uma publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos em texto completo disponível na Internet.

Catálogo de Revistas da Biblioteca Virtual de Saúde Pública

PUBLISES – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

ESPECIALIDADES DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

ADOLEC – Saúde na Adolescência – http://goo.gl/4D0r1p
Adolec é uma base de dados bibliográfica contendo citações relativas à adolescência, que tem por objetivo subsidiar o projeto da OPAS, coordenado pelo Programa de Saúde Materno-Infantil.

BBO – Bibliografia Brasileira de Odontologia – http://goo.gl/K12TGy
A BBO é uma base de dados de literatura nacional na área de saúde oral, surgida a partir de 1986, de responsabilidade do Serviço de Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da USP. Contém livros, teses, folhetos, separatas e publicações periódicas, assim como artigos de autores nacionais publicados em revistas estrangeiras e não especializadas, sem a preocupação de seleção, com vistas a obter a Memória Nacional em Odontologia, a partir de 1986.

BDENF – Base de Dados de Enfermagem – http://goo.gl/WYgmtR
BDENF é uma base de dados bibliográficas especializada na área de Enfermagem. É desenvolvida pela Biblioteca J. Baeta Vianna, do Campus da Saúde/UFMG. Nasceu em 1988, e inclui referências bibliográficas e resumos de documentos convencionais e não convencionais, tais como: livros, teses, manuais, folhetos, congressos, separatas e publicações periódicas, gerados no Brasil ou escritos por autores brasileiros e publicados em outros países.

DESASTRES – Acervo do Centro de Documentação de Desastres – http://goo.gl/8iq7Vh
Desastres é uma base de dados produzida pelo Centro de Documentação de Desastres, do Programa de Preparativos para Situações de Emergência e Coordenação de Socorro para Casos de Desastres da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Contém referências bibliográficas resultantes de análises de publicações da OPAS ou de outras agências das Nações Unidas, livros ou capítulos de livros, literatura não convencional, como informes técnicos, apresentações de congressos, teses, planos de emergência, etc., e artigos científicos extraídos de revistas especializadas.

HISA – História da Saúde Pública na América Latina e Caribe – http://goo.gl/U5zYZA
HISA é uma base bibliográfica voltada para a coleta e disseminação de informações referentes a estudos produzidos e/ou publicados a partir de 1960, que tenham a saúde pública como tema central, os eventos e processos históricos como objetos das diversas disciplinas das Ciências Humanas, e a América Latina e o Caribe como dimensão geográfica. Desenvolvida pela Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), conta com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a orientação técnica do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde -BIREME.

HOMEOINDEX – Bibliografia Brasileira de Homeopatia – http://goo.gl/LL4xzx
Homeoindex é uma base de dados bibliográfica da literatura técnico-científica nacional e internacional na área da Medicina Homeopática. Criada pela BIREME e a Equipe de Indexação da APH-Associação Paulista de Homeopatia, utiliza a metodologia LILACS para ordenação, indexação, controle e disseminação de todo material bibliográfico em homeopatia. Possui mais de 7.000 artigos de periódicos indexados que estão publicados nas principais revistas homeopáticas mundiais.

LEYES – Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe – http://goo.gl/BL611r
Leyes é uma base de dados coordenada pelo Sistema de Documentação sobre Legislação Básica do Setor de Saúde na América Latina e Caribe – Desarrollo de Politicas de Salud (HSP/OPAS – Washington, USA). Contém referências bibliográficas da legislação básica em saúde vigente em mais de trinta países da América Latina e do Caribe. A informação contida nesta base de dados foi extraída em sua maior parte dos registros do Índice Legislativo Latino-Americano mantido pela Divisão de Direito Hispônico da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com exceção das disposições constitucionais e dos códigos de saúde/sanitários.

MEDCARIB – Literatura do Caribe em Ciências da Saúde – http://goo.gl/v6O5gw
MedCarib é uma base de dados bibliográfica que reúne a literatura em Ciências da Saúde, gerada principalmente nos países do Caribe de língua inglesa. Produzida pela Rede Caribenha e coordenada pelo Centro Coodenador da Rede MedCarib The Medical Library, University of the West Indies, Mona, Kingston – Jamaica. Indexa documentos, tais como livros, capítulo de livros, teses, relatórios técnicos, anais de congressos e artigos de revistas. Contém referências de documentos desde o século 18 até a presente data.

REPIDISCA – Literatura em Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente – http://goo.gl/fkOcNR
Repidisca é uma base de dados que contém referências bibliográficas da literatura de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente, coordenada pelo CEPIS. A partir de 1994 incorporou os registros da base de dados ECO, sobre Ecologia Humana e Saúde. O CEPIS – Centro Pan-americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente, localizado em Lima, Peru, é um centro internacional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Banco de Teses de Psiquiatria – Escola Paulista de Medicina

Banco de Teses de Nefrologia
NLM- Base de referência bibliográfica internacional na área de Ciências da Saúde

DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO HUMANO

Saber – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. – http://goo.gl/ft0dQa

Dedalus – Banco de Dados Bibliográficos da USP. – http://goo.gl/4xyGjd

Prossiga – Base de dados brasileira nas diversas áreas do conhecimento. – http://goo.gl/lMdXxD

Eric – Base de dados internacional com referências bibliográficas e resumos na área de educação. – http://goo.gl/Y2c1vK

Findarticles – Base de dados contendo mais de 3 milhões de artigos nas diversas áreas do conhecimento.

Ingenta – Base contendo referência bibliográfica, resumo e textos completos de cerca de 20 mil publicações nas diversas áreas do conhecimento. – http://goo.gl/aKxPFU

BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, disponível através do IBICT. – http://goo.gl/ZVc5Ry

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes