Projetos

Despertando para as normas da ABNT: como elaborar um trabalho científico

Através deste projeto, a Biblioteca promove, semestralmente, cursos ministrados pelas bibliotecárias sobre normalização de trabalhos científicos, de acordo com a ABNT. Estes cursos são destinados tanto aos discentes como aos docentes das Instituições, e apresenta-se para que a Biblioteca possa ser mais eficaz na prestação do serviço de orientação na elaboração de trabalhos científicos e monográficos.

Capacitação permanente dos funcionários da Biblioteca

Semestralmente são realizados cursos de capacitação para os auxiliares da Biblioteca Sant’Ana, com o objetivo de manter uma capacitação permanente aos usuários internos (funcionários), para que eles desenvolvam as suas atividades de maneira consciente e integrada, e assim, cada vez mais, a biblioteca possa continuar oferecendo os seus produtos e serviços de maneira otimizada.

Capacitação no Acesso às Fontes de Informação da BVS

Projeto que tem por objetivo contribuir para a efetivação do uso de bibliotecas virtuais em saúde, para a disseminação de informações técnico-científicas, promovendo a ampliação do acervo e facilitando o acesso dos usuários e de fortalecer a capacidade dos professores no acesso às fontes de informação que respondam de modo eficiente e oportuno às demandas científico – técnicas da Faculdade Nova Esperança.

Curso Básico de Informática em Saúde

Curso surgido da necessidade de capacitar a comunidades acadêmica das Faculdade Nova Esperança para o uso de computadores, que é ferramenta imprescindível para as pesquisas, o ensino e gestão de serviços de saúde.

Abraçando a Biblioteca

Conhecendo a importância da função da biblioteca escolar para a formação de cidadãos, a Biblioteca Sant’Ana, conjuntamente com as Faculdade de Enfermagem Nova Esperança traçam as diretrizes do projeto “Abraçando a Biblioteca”, que adota bibliotecas escolares públicas e comunitárias, planejando e executando ações para a sua revitalização, mediante melhoria e ampliação do acervo e do ambiente físico, capacitação de pessoal, programas de incentivo à leitura e à utilização da Biblioteca.
Para o cumprimento dos objetivos propostos, a Direção da Faculdade financiam grande parte do projeto, assim como são promovidas campanhas para doações de livros e outros materiais e mutirões com os voluntários para os trabalhos necessários.

Você pode contribuir!

  • Através das doações de livros e similares nos postos de coletas
  • Biblioteca da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança
  • Sendo um voluntário para ajudar nas atividades necessárias. Informe-se nos postos de coleta!

Memorial Institucional

Tem por objetivo resgatar, divulgar, preservar e conservar a memória da Faculdade Nova Esperança.

Disseminação Seletiva da Informação

Consiste em direcionar as informações adquiridas pela Biblioteca, principalmente dos artigos de periódicos, de acordo com a área de interesse dos usuários ou de grupos de usuários. O primeiro momento desse projeto abrangerá os setores da Faculdade, bem como os profissionais que compõe o corpo docente da Instituição.

Acervo do Docente

Espaço no acervo, na sala de livros reservas, constituído de obras destinadas à consulta dos docentes da Faculdade.
O desenvolvimento deste acervo tem o propósito de reunir obras que ofereçam o seguinte suporte aos docentes:

  • Exposição e análise dos principais problemas que os professores vivenciam no ensino de suas disciplinas.
  • Fornecimento de elementos, tais como, conceito, teorias, casos, exemplos, que sirvam aos professores para formar seu próprio juízo sobre os problemas e sua possíveis soluções.
  • Ideias orientadoras quanto ao planejamento do ensino e a escolha das atividades didáticas.
  • Tratem de metodologia didática para professores universitários.

Semana de Conscientização: Biblioteca Patrimônio Nosso

Semana que envolverá os alunos da Faculdade em atividades que despertem a consciência para a otimização da utilização dos produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca, bem como conservação do acervo, comportamento no recinto da Biblioteca. Visitas às salas de aula, com explanação sobre o assunto, paralela a uma programação na Biblioteca que poderá incluir afixação de cartazes, palestras, exibição de filmes, brincadeiras, cursos, distribuição de brindes farão parte da dinâmica desta semana.

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes