Serviços

Visitas monitoradas

No ínicio de cada semestre, ou sempre que solicitado, são realizadas visitas com grupos de usuários, a fim de apresentar as instalações físicas da Biblioteca, seus produtos, serviços, normas e rotina, para que os visitantes possam usufruir plenamente de tudo o que a Biblioteca dispõe.

Informações e orientações aos usuários

O serviço de informação auxilia aos usuários na pesquisa informacional e na resposta às diversas questões de seu interesse. As orientações a trabalhos acadêmicos são realizadas com apoio da bibliotecária, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).

Empréstimo domiciliar

Aperfeiçoado cada vez mais, esse serviço prima pela qualidade no atendimento. O empréstimo disponibiliza para professores o prazo de permanência de 10 dias, no máximo com a quota de 4 obras; para alunos, até 5 dias sendo para alunos com a quota de 4 obras. Para o empréstimo de multimeios são disponibilizadas até 2 unidades por usuário, com prazo de 3 dias para devolução. A não-devolução do material acarretará em multa. Obras de referência, livros de consulta e periódicos são apenas para consulta local.

Reserva

Caso o livro desejado estiver emprestado, poderá ser feita a sua reserva, garantindo, assim, a preferência pelo empréstimo do mesmo. Tal serviço pode ser realizado no local.

Renovação

A renovação da obra poderá ser feita, caso não esteja na lista de reservas.

Espaço multimídia

A sala de multimeios está equipada com aparelho de televisão e DVD, exibindo assim o filme desejado no próprio local, mediante hora agendada.

Solicitação de documentos no COMUT e SCAD

A Biblioteca participa do Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT, e do Serviço Cooperativo de Acesso ao Documento da Biblioteca Virtual em Saúde – SCAD, que permitem o acesso a documentos (através de cópias de artigos de revistas técnico-científicas, teses e anais de congressos), exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa.

Terminal de consulta ao acervo

Neste terminal, a busca no acervo pode ser feita da seguinte forma: por autor, título ou assunto da obra pesquisada, remetendo a sua localização na estante.

Disseminação seletiva da informação – DSI

É um serviço prestado pela Biblioteca, que permite ao usuário acompanhar periodicamente suas novas aquisições, saber os mais novos lançamentos e adquirir cópias de artigos de periódicos que se enquadrem em seu perfil de interesse.

Laboratório de Informática

Ampla área composta por 32 (trinta e dois) computadores, onde disponibiliza o acesso gratuito à internet, com banda larga, além da possibilidade do aluno digitar seus trabalhos.

Catalogação na fonte

Este serviço é executado pelas bibliotecárias e consiste na elaboração de fichas catalográficas, de acordo com os dados (autor, título, orientador, instituição) extraídos do original de livros, monografias, dissertações, teses e publicações periódicas defendidas e/ou publicadas. A Biblioteca disponibiliza este serviço aos usuários vinculados às Faculdades Nova Esperança.

Normas Gerais

  • Bolsas, pastas e sacolas devem ser deixadas no guarda-volumes.
  • Não saia com materiais da Biblioteca sem antes fazer o empréstimo no balcão de atendimento.
  • A devolução de publicações deverá ser feita no guichê externo, antes de passar pelo sensor.
  • A Biblioteca possui sistema de alarme. Ao passar pelo sensor, caso o alarme dispare, dirija-se ao balcão de atendimento.
    Não é permitido comer e/ou beber na Biblioteca.
  • Zelar pela limpeza e conservação do espaço físico da Biblioteca em geral.
  • O usuário tem livre acesso às estantes e ao terminal de computador para a consulta do acervo.
  • Todo o material consultado deve ser deixado sobre o carrinho ou sobre as mesas.
  • Não é permitido o uso de telefone celular na Biblioteca.
  • Moderar o tom de voz e evitar ruídos desfavoráveis ao ambiente de leitura. Para o estudo em grupo utilize as cabinas disponíveis.
  • O usuário é responsável pelo material em uso. Em caso de extravio ou dano, a Biblioteca deverá ser indenizada sob a forma de substituição da publicação ou pagamento do devido valor. Estando a publicação esgotada, o valor devido corresponderá ao dobro do preço atualizado da publicação ou de outra de interesse da Biblioteca. Vale ressaltar que as publicações esgotadas só serão emprestadas caso a Biblioteca possua vários exemplares da obra.
  • O não-cumprimento do prazo de entrega das publicações em geral implicará multa conforme as bases estabelecidas pela Biblioteca.
  • Não será permitido o empréstimo de publicações ao usuário em débito com a Biblioteca.
Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes