Graduação em Fisioterapia

GRADE E CORPO DOCENTE

Grade

SOBRE O CURSO

O curso de Fisioterapia da FACENE/RN tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas cinético-funcionais, nas repercussões orgânicas ou psíquicas, preservando, desenvolvendo e restaurando a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Fisioterapeuta é um profissional de saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Fisioterapêutico), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. O profissional formado na FACENE/RN estará habilitado a prestar atendimento nos hospitais, consultórios, clínicas, academias e realizar, quando for necessário, atendimentos domiciliares, além de atender na saúde pública.

Existem várias áreas de atuação na profissão, na qual podemos destacar a Fisioterapia traumato-ortópedica que atende as lesões do sistema musculo esquelético, como distensão muscular, fraturas, tendinites entre outras. Destaca-se no mercado de trabalho a Fisioterapia Intensiva, que atua nos hospitais, mas especificamente nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e, também, tem a Fisioterapia Dermatofuncional que utiliza recursos fisioterapêuticos no tratamento estético, embasados cientificamente.

DIFERENCIAL DO CURSO

– Vivência pratica mais cedo, possibilitando o melhor processo de ensino – aprendizagem e, desta forma, integra a teoria com a pratica, através de projetos de extensão e pesquisa, integrados com o ensino;

– Matriz curricular que atende a demanda de profissionais que a cidade e regiões vizinhas necessitam, com disciplinas que, possibilitam a inserção do acadêmico na realidade da região Oeste do Rio Grande do Norte.

– Somos o único curso de fisioterapia da região que oferece disciplinas de todas as especialidades da profissão, que são reconhecidas pelo COFFITO;

– Estágio em todas as áreas da fisioterapia, na atenção básica, na clínica e hospitalar, tudo dentro dos princípios do Sistema Único de saúde;

– Professores mestres e doutores.

– Práticas específicas na comunidade a partir do primeiro período;

– Apoio psicopedagógico e fonoaudiológico;

– Programas de nivelamento de disciplinas básicas (português, matemática, química, biologia).

VOCÊ SABIA?

  • A profissão foi regulamentada oficialmente no Brasil através do Decreto-Lei nº938, de 13 de outubro de 1969, pois o presidente da república Costa e Silva havia sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral), sensibilizando os militares a respeito da qualidade do tratamento oferecido ao presidente.
  • Já em 1975, o Presidente Ernesto Geisel, institui o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) assim como o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), que desde então passam a fiscalizar e administrar o exercício da profissão.
  • Os Fisioterapeutas garantiram a ampliação de sua atuação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) brasileiras. Pois, desde 25 de fevereiro, a Resolução RDC Número 7, editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS), estabeleceu os requisitos mínimos para o funcionamento das UTIs neonatais, pediátricas e adultas instaladas em hospitais públicos, privados ou filantrópicos – civis ou militares, e formalizou que para cada 10 leitos de UTI deve-se ter um fisioterapeuta responsável;
  • Os profissionais Fisioterapeutas estão sujeitos à prestação máxima de 30 horas semanais de trabalho, de acordo com a Lei nº 8.856/94.
  • Os Fisioterapeutas especialistas em Fisioterapia Dermatofuncional atendem os pacientes queimados e com as técnicas utilizadas auxiliam na reconstrução da pele.

Coordenador do curso

O prof. Leandro Gomes Barbieri nasceu em Cachoeiro de Itapemirim – ES, graduado em Fisioterapia pela Universidade de Iguaçu – UNIG (2003); especialista em Fisioterapia em Traumato – ortopedia pela Universidade Castelo Branco – UCB (2005) e Fisioterapia Esportiva pela Sociedade Nacional em Fisioterapia Esportiva – SONAFE (2016). Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC (2007); atualmente está cursando o doutorado em Ciências Médico – Cirúrgica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na docência do Ensino Superior desde 2008. Foi elaborador/revisor dos últimos ENADE (2010 e 2016), além de estar no banco de avaliadores de curso do Ministério da Educação, ministrou palestras, minicursos, conferencias, entre outras em eventos nacionais e internacionais. Além de ter Conhecimento em Metodologias Ativas, Experiência em Treinamento / Capacitações de equipes docentes e coordenadores de curso. Possui experiência na área de Fisioterapia, sendo que atua nas áreas de Traumato-ortopedia, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia Aquática e Saúde do trabalhador.

 

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0050164364971071

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes