Graduação em Medicina

Cidade

João Pessoa/PB

A Famene

A Faculdade de Medicina Nova Esperança – FAMENE já nasceu grande, pois está entre as melhores, sendo aprovada pelo MEC com uma das maiores pontuações permitidas.

Suas instalações, corpo docente e equipamentos de última geração foram adquiridos para dar a melhor qualificação aos Médicos que serão formados pela Instituição, com o intuito de oferecer os melhores profissionais do mercado em dedicação, conhecimento teórico e prático, para atender à população carente do nosso Estado, da nossa Região e do nosso País.

Só assim, estaremos atingindo aquilo que a Faculdade de Medicina Nova Esperança se propõe a fazer, que é capacitar Médicos voltados para a humanização da saúde, aptos a desenvolver suas tarefas o mais dedicadamente possível.

Breve Histórico

A Faculdade de Medicina Nova Esperança foi criada em 9 de julho de 2004, após a publicação da Portaria Ministerial nº 2.057/2004, que credenciou a FAMENE e autorizou o funcionamento do Curso de Medicina com o oferecimento anual de 80 vagas. Sua área de atuação é a Saúde, com prioridade para o Curso de Graduação em Medicina.

Em 28 de dezembro de 2007, o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 1.084/2007, reconhecendo o Curso de Medicina da FAMENE. Na ocasião, também, autorizou o aumento de vagas anuais.

A FAMENE tem por Objetivos:

  1. promover a educação integral do ser humano, pelo cultivo do saber, sob diversas formas e modalidades, como exercício e busca permanente da verdade;
  2. formar e aperfeiçoar profissionais, especialistas teóricos, professores e pesquisadores, com vistas a sua realização e valorização, e ao desenvolvimento econômico, sociopolítico, cultural e espiritual da Região e do País;
  3. promover, realizar e incrementar a pesquisa, em suas diferentes formas e métodos, visando ao desenvolvimento científico e tecnológico e à busca de soluções para os problemas da sociedade, especialmente os do campo da saúde;
  4. atuar no campo da extensão, como forma de levar à comunidade de sua área de influência, os valores e bens morais, culturais, científicos, técnicos e econômicos, com vistas à satisfação de suas necessidades e aspirações;
  5. preservar os valores morais, cívicos e cristãos, com vistas ao aperfeiçoamento da sociedade e à promoção do bem-estar comum;
  6. ser uma instituição social e democrática, aberta a todas às correntes do pensamento, centro dos princípios da liberdade com responsabilidade, justiça e solidariedade humana;
  7. estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

A FAMENE elegeu a saúde como área de atuação e, em nível de graduação, oferece o curso de Medicina bacharelado. Esta faculdade ministra, também, cursos de especialização e de aperfeiçoamento, assumindo como característica principal a articulação das atividades de ensino, de investigação científica e de extensão, como elemento fundamental para a qualificação da formação acadêmica.

A atuação desta IES fundamenta-se nos seguintes princípios:

  • Educação centrada no estudante.
  • Educação integrada e integradora.
  • Aprendizagem baseada em problemas.
  • Relevância de problemas prioritários em diversidade de cenários.
  • Avaliação formativa “versus” somativa (somação de informações).
  • Uso de tempo “eletivo”.
  • Equilíbrio entre conhecimentos, habilidades e competências.
  • Seleção de conhecimentos essenciais.
  • Capacitação docente em habilidades que vão além da especialidade que exercem.
  • Fortalecimento das relações entre docentes e estudantes.
  • Desenvolvimento da capacidade de análise e de avaliação crítica.
  • Uso de pequenos grupos de discentes e docentes facilitadores.

Objetivos do Curso

Gerais

  • Formar médicos com competências técnica-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa e ética para o exercício profissional de Medicina no contexto do Sistema Único de Saúde, visando à qualidade da atenção em saúde prestada aos cidadãos.
  • Formar médicos para interferir nos problemas de saúde da população, considerando fatores sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais que influenciam o processo saúde/doença dos indivíduos, famílias e comunidades do município de João Pessoa e do Estado da Paraíba.

Específicos

  • Ter como base as diretrizes curriculares como contribuição para a inovação e a qualidade do projeto pedagógico, orientando o currículo do Curso de Graduação em Medicina para um perfil acadêmico e profissional do egresso. Este currículo deverá contribuir, também, para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural.
  • Ministrar os conteúdos essenciais contidos na estrutura curricular através das atividades teóricas, práticas, complementares e estágio curricular supervisionado, de forma integrada e criativa, considerando as realidades social, cultural, sanitária e epidemiológica nacional, estadual e municipal;
  • Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional do médico, articuladas aos contextos sócio-político-cultural nacional, estadual e municipal;
  • Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica como a pesquisa e a extensão;
  • Exercitar a sistematização da integralidade da assistência, por meio de estudos de caso, abrangendo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do cliente, família e comunidade, fundamentada no marco referencial deste curso.
  • Exercitar a investigação científica como atividades de pesquisa e extensão e a educação em saúde como atividades fundamentais na integralidade da atenção em saúde.
  • Promover a inserção dos docentes e discentes nas ações de saúde promovidas pelos sistemas de saúde do município de João Pessoa e do Estado da Paraíba.

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Acesse aqui os elementos constitutivos da estrutura curricular por semestre.

Diferenciais do Curso de Medicina da FAMENE

  • Oferta de uma experiência ímpar ao aluno, mediante a oportunidade de estudar Anatomia em aulas práticas de dissecação em cadáveres nos 3 primeiros semestres do Curso.
  • Laboratórios equipados com instrumentos de última geração e preparados para receber o aluno da FAMENE.
  • Oportunidade dada ao aluno de realizar atividades práticas já no 1º semestre do Curso, anseio de todo estudante calouro.
  • Incentivo e fortalecimento da relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica – NUPEA, estimulando a prática de realização de trabalhos científicos desde o 1º semestre, facilitando sua publicação, já que a Instituição dispõe de sua própria Revista Científica – a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança – e de seu Comitê de Ética em Pesquisa – CEP.
  • Realização de palestras educativas, cursos, seminários, simpósios e congressos de temas científicos e multidisciplinares, para reciclagem constante de seu corpo discente e docente.
  • Apoio didático-pedagógico ao aluno oferecido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de capacitação docente – NAP, constituído de professores-educadores de várias áreas.
  • Participação ativa nas Tutorias ministradas desde o 1º período do curso.

Disciplinas e Componentes Curriculares

Clique aqui para fazer o download da tabela de disciplinas e componentes curriculares de 2007 e aqui para a de 2012.

Coordenação do Curso

A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina da FAMENE é exercida pela professora Gladys Moreira Cordeiro da Fonseca – CRM 4175 PB.

A professora Gladys Fonseca é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Desenvolvimento Humano com área de concentração em Endocrinologia Ginecológica. Especializou-se ainda em Ginecologia e Obstetrícia com 3 anos de Residência Médica no Hospital Barão de Lucena – INAMPS – PE. Obteve Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia – TEGO, de nº. 150, emitido pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO e pela Associação Médica Brasileira – AMB. Apresenta ainda sua especialidade em Ginecologia e Obstetrícia inscrita e reconhecida pelo Conselho Regional de Medicina – PB. Faz parte das ações desenvolvidas no conteúdo temático de Histologia e já atuou como docente nas disciplinas de Fisiologia II e Parasitologia.

Corpo Docente

Clique aqui para fazer o download do corpo docente.

Portarias do MEC

Clique aqui para fazer o download da Portaria de Autorização número 2.057 de 09 de Julho de 2004.
Clique aqui para fazer o download da Portaria de Reconhecimento número 1.084 de 28 de Dezembro de 2007.
Clique aqui para fazer o download da Portaria de Recredenciamento número 672 de 25 de Maio de 2011.

Mec comprova a Excelência de ensino no Curso da FAMENE

O Ministério da Educação baixou Portaria nº 1.084 em 28 de dezembro de 2007, reconhecendo o curso da Instituição. Com a novidade, os estudantes têm assegurado o direito ao diploma assim que terminarem os estudos. Faculdade sem reconhecimento não pode fornecer diplomas e nem certificados de conclusão de curso. O MEC também aumentou em 40 o número de vagas da FAMENE.

O reconhecimento foi o resultado da vistoria in loco feita pelos fiscais do MEC na Faculdade. Eles analisaram a qualidade das instalações físicas, a qualificação dos professores e funcionários, a estrutura dos laboratórios, salas de aula e equipamentos didáticos, além dos serviços disponíveis aos alunos, como biblioteca, ouvidoria, psicologia e NUPEA. Após verificar todos os itens, os fiscais emitiram parecer favorável à FAMENE, classificando-a com o Conceito “5”, o maior score do MEC.

A inspeção foi realizada pela Comissão de Avaliação das Condições de Ensino, do Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais do MEC. Após a vistoria, os avaliadores emitiram um relatório afirmando que “o Curso de Medicina da Faculdade Nova Esperança possui extremo vigor, seriedade, profissionais competentes que trabalham em seu quadro com extremo zelo, além de um projeto pedagógico que está em estreita relação com as diretrizes curriculares nacionais. Percebe-se, claramente, a intenção de todos os atores da comunidade acadêmica para que sejam formados médicos generalistas com competência para o trabalho na nova realidade sanitária brasileira”. O curso foi reconhecido sem fragilidades.

Encargos referentes às taxas e mensalidades do Primeiro e do Segundo Semestre de 2015

R$ 6.250,00 (seis mil duzentos e cinquenta reais). Efetuando o pagamento conforme datas do carnê de pagamento/boleto bancário.

Formas de reajuste dos encargos financeiros

  • Planilha de custos para ajustamento de valores;
  • índice inflacionário;
  • investimento-reagente anual.
Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes