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Graduação em Nutrição

O PERFIL DO NUTRICIONISTA A SER FORMADO:

O egresso do curso de Bacharelado em Nutrição deverá ser capaz de articular saberes para uma atuação profissional ética, competente e consciente de suas intervenções, compreendendo a natureza dos alimentos e a sua relação com a saúde humana e que estejam aptos para atuarem na melhoria individual ou coletiva, por meio do processo dietético alimentar.

O CURSO:

Em 24 de outubro de 1939, foi criado o primeiro curso de Nutrição do Brasil em São Paulo, com duração de um ano e, somente na década de 50, surgem os primeiros cursos na Região Nordeste. Elaborado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes, o Curso de Nutrição da FACENE/RN, iniciou sua primeira turma em 2017.1, e tem como objetivo geral formar o profissional nutricionista generalista, humanista e crítico, que seja capaz de atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a qualidade de vida da população.

 

O PROJETO PEDAGÓGICO PROPOSTO PAUTA-SE NOS SEGUINTES PRINCÍPIOS:

  • Tornar o egresso apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
  • O nutricionista deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.
  • Os egressos deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
  • Aptidão para tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.

 

MATRIZ CURRICULAR

CURRICULO 1

CURRICULO 2

CURRICULO 3

 

OBJETIVOS DO CURSO:

Gerais: Formar nutricionistas generalistas, com percepção crítica e humanista da realidade e compreendendo o homem na sua integralidade biopsicossocial, para contribuir com a melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional, obedecendo aos preceitos éticos que regem a profissão.

Específicos:

  • Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional do nutricionista articuladas aos contextos sócio-político-cultural nacional, estadual e municipal;
  • Ministrar os conteúdos essenciais contidos na estrutura curricular através das atividades teóricas, práticas, complementares, elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Curricular Supervisionado, de forma integrada e criativa, considerando as realidades social, cultural, sanitária e epidemiológica nacional, estadual e municipal;
  • Habilitar o futuro profissional a conhecer, avaliar, explicar e intervir no processo saúde-doença, com destaque para problemas de alimentação e nutrição do homem no plano individual e coletivo;
  • Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica e a extensão;
  • Possibilitar o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da saúde de indivíduos, grupos, organizações e comunidades, especialmente no que se refere à promoção, manutenção ou recuperação do seu estado nutricional, considerando os contextos em que se encontram inseridos;
  • Exercitar a investigação científica em Nutrição e a educação em saúde como atividades fundamentais na integralidade da assistência nutricional;
  • Estimular uma postura investigativa e a disseminação de saberes relacionados ao processo dietético alimentar;
  • Promover a inserção dos docentes e discentes nas ações de saúde promovidas pelo sistema de saúde do município de Mossoró.
  • Capacitar o aluno para atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância alimentar, nutricional e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
  • Desenvolver a percepção empreendedora e crítica do futuro profissional nutricionista;

 

DIFERENCIAIS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA FACENE:

  • Contamos com um corpo docente qualificado (especialistas, mestres e doutores) que busca  colocar o aluno como agente ativo do processo ensino aprendizagem.
    O curso de Nutrição promove a inserção do aluno na comunidade como metodologia de ensino, Integrando Ensino-Serviço-Comunidade a partir do primeiro período;
  • Matriz curricular inovadora com disciplinas pensadas em atender à demanda do mercado de trabalho dotados de técnicas e práticas assistenciais humanizadoras.
  • Disciplinas diferenciais como Fitoterapia Aplicada a Nutrição, Interpretação de Exames Laboratoriais, para que o profissional atenda a necessidade da cidade e regiões vizinhas.
  • Contamos com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico;
  • Aulas práticas das disciplinas específicas acontecem na comunidade, aumentando a experiência e vivência dos alunos.
  • Laboratórios amplos e modernos, os quais permitem que os alunos participem ativamente das aulas práticas.

 

PORTARIAS REFERENTES AO CURSO DE NUTRIÇÃO:

Portaria no 565, de 27 de setembro de 2016

 

COORDENAÇÃO DE CURSO:

Lissa Melo Fernandes de Oliveira, Bacharel em Nutrição (2010), Especialista em Nutrição Clínica pela UGF/RJ (2012), Mestre em Biologia Celular e Molecular Aplicada pela UPE (2017).

Link lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291277P1

CORPO DOCENTE:

Corpo Docente

ENCARGOS REFERENTES ÀS TAXAS E MENSALIDADES DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO SEMESTRES DE 2023

R$ 1.662,00 (Um mil seiscentos e sessenta e dois reais).

FORMAS DE REAJUSTE DOS ENCARGOS FINANCEIROS

  • Planilha de custos para ajustamento de valores;
  • Índice inflacionário;
  • Investimentos-reagente anual.

DOCUMENTOS