Faculdade Nova Esperança - brand

Técnico em Enfermagem

Perfil profissional a ser formado:

O técnico em enfermagem atua na promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, recuperação e reabilitação do indivíduo, família e coletividade. Está apto a realizar curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais. Prepara o paciente para os procedimentos e exames. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos e gravemente enfermos, assistência de enfermagem em serviços pré-hospitalares e domiciliares. Aplica as normas de biossegurança e controle de infecções.

Campo de atuação:

             O mercado de trabalho para o técnico de enfermagem é amplo, estando este habilitado a atuar em todos os setores hospitalares, nas unidades de pronto atendimentounidades básicas de saúde, clínicas e consultórios, home care, centros de diagnóstico por imagem, laboratórios de análises clínicas, ambulatórios, SAMU e outros serviços de atendimento pré-hospitalar, instituições de longa permanência e organizações militares.

O CURSO:

A Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individual ou coletivamente. A profissão surgiu a partir do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer da história, e vem crescendo até hoje. Diante desse contexto e com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, exige-se um plano curricular atualizado, flexível e ousado, preocupado não só com o ensino-aprendizagem, mas também com atitudes, valores, comportamento e ética. O curso técnico em enfermagem proposto pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança – FACENE vem atender às necessidades da formação de mão de obra por entender que estará contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, formando o profissional, através de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

O PROJETO PEDAGÓGICO PROPOSTO PAUTA-SE NOS SEGUINTES PRINCÍPIOS:

 O profissional terá competências e habilidades para desempenhar ações de enfermagem nos níveis de promoção, proteção, recuperação e de reabilitação da saúde de indivíduos e/ou grupos sociais, sem qualquer tipo de preconceito, tornando o atendimento mais humanizado.

  • Os conteúdos programáticos garantem através das dinâmicas pedagógicas estimularem e propiciarem acesso e participação no processo educativo, a todos os alunos, desenvolvendo competências que valorizem a sua experiência e conhecimentos prévios, permitindo o crescimento pessoal e profissional.
  • Contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da autonomia proporcionando ao futuro técnico profissional a possibilidade de saber ser, saber conviver, saber fazer e saber conhecer e explorar suas aptidões e vocações, tendo como parâmetro o respeito às individualidades.

OBJETIVOS DO CURSO:

 Gerais: Formar profissionais com as bases conceituais da enfermagem, profissionais capacitados para atuar no setor publico e privado dentro da área da saúde, levando em conta as necessidades humanas.

  Específicos:

  • Atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença;
  • Colaborar com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias;
  • Promover ações de orientação e preparo do paciente para exames;
  • Realizar cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho no leito, mensuração antropométrica e verificação dos sinais vitais, dentre outros.

DIFERENCIAIS DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DA FACENE:

O curso Técnico em Enfermagem proposto pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança – FACENE , busca oferecer um preparo profissional técnico e, sobretudo, humanístico, cumprindo, então, com seu dever social de oferecer à sociedade um profissional com capacidade e qualificação. Para isso dispõe ampla estrutura, laboratórios equipados, metodologia diferenciada, tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem, integração do conhecimento e prática profissional.

PORTARIAS REFERENTES AO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM:

O curso de Técnico em Enfermagem é regulado pela Lei Federal nº 7.498, de 25 de Junho de 1986. Na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança – FACENE foi reconhecido pelo MEC através da Portaria nº 052 de 22 de janeiro de 2013, publicada no DOU de 26 de Novembro de 2013 seção 01, pág. 06. Autorizado pelo MEC pela portaria nº 820, de 30 de dezembro de 2014, publicado no DOU nº 01, de 02 de Janeiro de 2015. Resolução CNE/CEB nº 04/99 que institui as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico.

COORDENAÇÃO DE CURSO:

Profª Esp. Alana Rebouças de Carvalho Castelo

Contatos

Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró
Av. Presidente Dutra, 701 – Alto de São Manoel
Mossoró – RN – 59628000
Fone: (84) 3312-0143
E-mail: secretaria@facenemossoro.com.br

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes