Tecnólogo em Radiologia

O profissional graduado em Radiologia (tecnólogo) executa as técnicas radiológicas para exames de imagem na área da saúde. Ele gerencia a aplicação da radiação ionizante como terapia na radioterapia, ressonância magnética e na medicina nuclear. Também executa procedimentos de confecção de imagem na radiologia industrial. Constrói e executa os protocolos para aquisição de imagens na radiologia veterinária. Gerencia, monitora, quantifica e otimiza o manejo de rejeitos radiológicos. Supervisiona e se responsabiliza tecnicamente pelas aplicações das técnicas radiográficas. Coordena equipes de trabalho nos serviços de diagnóstico por imagem. Desenvolve, implanta, gerencia e supervisiona programas e testes de controle de qualidade e radioproteção. Realiza vistoria, avalia e emite parecer técnico na área de diagnóstico por imagem e também na produção industrial de equipamentos.

 

Campos de atuação: hospitais, clínicas, policlínicas, laboratórios, serviços de diagnóstico por imagem de radiologia convencional e digital, densitometria óssea, tomografia computadorizada, mamografia, radiologia odontológica, radiologia intervencionista, hemodinâmica, ressonância magnética, radioterapia, medicina nuclear, litotripsia extracorpórea, ultrassonografia, radiologia veterinária, radiologia industrial e distribuidores de equipamentos, institutos e centros de pesquisa e instituições de ensino.

 

Ocupações CBO associadas: 3241-20 – Tecnólogo em Radiologia

Possibilidades de prosseguimento de estudos na Pós-Graduação: Pós-graduação na área de Biofísica, imagenologia odontológica, veterinária, e em todas as áreas de diagnóstico por imagem.

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes