Confira a qualidade dos nossos Laboratórios

texto alternativo

Laboratório Multidisciplinar II (Microbiologia, Parasitologia, Imunologia)

Ambiente climatizado, para oferecer o melhor aproveitamento das aulas teórico-práticas. Dotada de microscópio, balança de precisão, estufa de esterilização, autoclave, além da capela de exaustão, estufa bacteriológica, toda a vidraçaria e substâncias indispensáveis às aulas. Conta também com bancadas e bancos com encosto, quadro-branco e substancias necessárias as aulas.

 

Laboratório Multidisciplinar III (Processos Fisiológicos, Química Orgânica e Inorgânica, Práticas Integrativas e complementares em saúde)

Ambiente climatizado, para oferecer o melhor aproveitamento das aulas teórico-práticas. Dotada de balança de precisão, agitador magnético, banho-maria, além da capela de exaustão, centrífuga, toda a vidraçaria e substâncias indispensáveis às aulas. Funciona em sala única e dispõe de bancada e bancos com encosto, quadro-branco e substancias necessárias as aulas.

 

Laboratórios Multidisciplinar IV e V (Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem na Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, Enfermagem na Atenção Integral no Processo de Reprodução Humana e Odontologia)

Os recursos tecnológicos disponíveis nesses laboratórios permitem aulas teóricas práticas em grupos distintos de alunos. O estudante pode contar com um ambiente climatizado, camas-leito, mesa ginecológica, balança antropométrica e infantil, consultório odontológico, material cirúrgico, braços anatômicos para aulas práticas de injeções, material para primeiros socorros e de manequins de cuidados gerais.

A FACENE prioriza “o fazer” como condição indispensável para as formações dos profissionais, coloca à disposição dos professores e alunos estes laboratórios, com todas as condições necessárias à aprendizagem, o que assegura o desenvolvimento das práticas, facilitando desta forma o seu desempenho junto ao paciente. O citado laboratório está capacitado para atender as disciplinas obrigatórias do currículo do curso, como também os alunos e professores dos cursos de extensão.

Laboratórios Multidisciplinar VI e VII (Morfologia Humana e Processos Biológicos)

Os Laboratórios têm como objetivo oferecer aos alunos de Enfermagem conhecimentos básicos, facilitando a integração entre teoria e prática, através do estudo feito com lâminas com estruturas microscópicas, propiciando, assim, melhor aproveitamento desses conhecimentos.

Os Laboratórios possuem 60 microscópios binoculares, possibilitando a acomodação de 30 alunos em cada na sala. A sala dispõe também de dois microscópios trilocular acoplado, a uma câmera ligada a uma TV de 48 polegadas de led, sendo um por sala, dando ao aluno condições de acompanhar o estudo e a descrição das lâminas microscópicas realizadas pelo professor, que o estará monitorando, através deste, em tempo real.

Com esse Laboratório, é possível levar o aluno a ter capacidade de utilizar, com técnica, o microscópio óptico no estudo e identificação dos tipos de células e assim saber diferencia as células vegetais dos animais.        Para um melhor desempenho das aulas teórico – práticas de Parasitologia dispõem também de lâminas microscópicas, permitindo ao aluno a visualização de ovos e larvas de helmintos e protozoários, oferecendo, assim, a mesma condição de estudo para o desenvolvimento de aulas nessa disciplina.

 

 

Laboratório multidisciplinar: VIII (Morfologia Humana)

Este laboratório comporta quatro salas amplas, sendo que a primeira acondiciona estantes com ossos e vidros demonstrativos, com diversas peças cadavéricas avulsas. Nas demais, comporta tanques cadavéricos, contendo peças diversificadas, destinadas ao uso das aulas práticas do referido curso, os laboratórios destinam-se ao desenvolvimento das aulas teórico-práticas de anatomia, com mesas e suportes para o melhor desenvolvimento das aulas com sucesso.

O laboratório de Anatomia é equipado para favorecer o estudo dos alunos na anatomia básica, segmentar e topográfica, proporcionando, desta forma, um maior aprofundamento dos conhecimentos.

Dispõe de peças cadavéricas em quantidade suficiente, condição imprescindível para o aprendizado, uma vez que desta forma o aluno tem condições de através do contato visual, tátil e prático, relacionar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Cabe destacar, ainda, que os tanques e mesas cadavéricas são em aço inoxidável, o que facilita o trabalho de desinfecção, bem como a sua preservação.

Todo o material cadavérico encontra-se fixado através de soluções apropriadas para a sua conservação, sendo que o acervo está fixado em Glicerina Pura, e algumas estruturas encontram-se fixadas em glicerina através da técnica de jacomine, a qual favorece a manutenção da resistência tecidual e elimina a necessidade do formol.

 

Biotério

O Mesmo possui um ambiente todo climatizado, no qual disponibiliza gaiolas com ratos para as aulas teóricas – práticas e assim oferecer o melhor aproveitamento para o aluno. O biotério é dividido em câmara escura, câmara clara e recepção. É responsabilidade da equipe do biotério a compra de ração e Mara valha (RM), armazenamento, assepsia das caixas e alimentação dos animais. Os animais são para uso exclusivo das aulas, nos quais são utilizados procedimentos experimentais de acordo com as normas de ética de experimentação animal, bem como o sacrifício de modo a causar o mínimo de sofrimento aos animais.

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes