Estudantes realizarão ações em prol da prevenção do câncer infantil

O câncer infanto-juvenil já é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no país, anualmente, são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária, sendo em torno de 150 só no Rio Grande do Norte.

A boa notícia é que ele tem cura, em mais de 85% dos casos. Mas, para alcançar esses altos índices de cura é preciso diagnosticar a doença precocemente e tratar o câncer infanto-juvenil em centros qualificados e especializados.

Por isso, em alusão ao Setembro Dourado, mês de conscientização sobre a doença, estudantes de enfermagem estarão promovendo o XV Calouro Humano em parceria com a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró  e Região (AAPCMR), com o objetivo de despertar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

O XV Calouro Humano é um trote humanizado dos novos estudantes do curso de enfermagem, o qual é idealizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica (NUPEA) da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) de Mossoró. Proposto a cada início de semestre letivo, como forma de conscientizar os novos alunos sobre problemas diretamente relacionados à saúde e bem-estar da população, aliando o conhecimento à responsabilidade social.

Desta vez, o Calouro Humano desenvolverá suas ações em três momentos distintos:

– No dia 17/09, às 16h, acontecerá uma visita a sede infantil da AACPMR, onde haverá a distribuição de brindes e brinquedos  para os familiares dos pacientes.

– No dia 18/09, às 14h, no auditório da FACENE, haverá uma capacitação com a médica onco-hematologista infanto-juvenil, Edvis Serafim,  a enfermeira Renata Janice Morais e a Psicóloga Sarah Azevêdo voltada para estudantes e profissionais da área, e que contará com a presença dos representantes das Unidade de Básicas de Saúde de Mossoró.

– Já no dia 19/09, a  partir das 8h, na Praça da Independência (Praça do Mercado), no centro da cidade, haverá uma ação educativa e mobilizadora  com brincadeiras, pinturas e música em prol da conscientização de crianças e adultos. Durante a ação, estudantes dos últimos períodos da FACENE estarão realizando testes de glicemia e verificação de pressão arterial.

Além da AACPMR, as ações contarão com o apoio da Secretaria de Saúde de Mossoró e a Prefeitura Municipal.

AAPCMR
Foi criada há mais de dez anos e oferece assistência a crianças e adultos portadores de câncer, disponibilizando alimentação, tratamento gratuito e dedicação, principalmente para as famílias dos pacientes de Mossoró e Região. As Casas de Apoio são mantidas por meio de doações e promoção de eventos cujas rendas são revertidas para a Associação. Equipes de voluntários também produzem e comercializam produtos artesanais para ajudar na manutenção da entidade.

Câncer Infanto-juvenil
Para o câncer infanto-juvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático). Porém, há outros tipos de câncer nessa faixa etária.

Atualmente, a ciência ainda não identificou fatores de risco para o câncer infanto-juvenil. Por não existirem exames diagnósticos de triagem (como medida preventiva), os sinais e sintomas são essencialmente importantes para o diagnóstico precoce.

Assim sendo, pais, avós, cuidadores, professores e todos que assistem às crianças devem estar atentos: ao emagrecimento sem causa aparente, quando a criança se alimenta bem, mas continua emagrecendo; Febre sem causa aparente que dura mais de 8 dias;Hematomas e sangramentos pelo nariz ou gengivas; Dor pelo corpo ou nos ossos que leva a criança a se recusar a fazer atividades; Vômito e dor de cabeça por mais de duas semanas, principalmente pela manhã; Aumento do abdômen acompanhados ou não de dor abdominal, vômitos e prisão de ventre ou diarreia; Aumento do volume dos dois olhos ou de um só; Reflexo branco na pupila (olho de gato).

FACENE/RN
Av. Presidente Dutra, 701 – Alto de São Manoel
Fone: (84) 3312-0143

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes