Laboratórios

Laboratório de Anatomia, Embriologia e Neuroatomia

Este laboratório comporta cinco salas amplas, sendo que a primeira acondiciona, estantes com ossos e vidros demonstrativos, com diversas peças cadavéricas avulsas. Na última, comporta tanques cadavéricos, contendo peças diversificadas, destinadas ao uso das aulas práticas do referido curso. As demais salas, onde funciona o laboratório propriamente ditos, destinam-se ao desenvolvimento das aulas teórico-práticas de Anatomia, com mesas e suportes para o melhor desenvolvimento das aulas com sucesso.

O laboratório de Anatomia é equipado para favorecer o estudo dos alunos na anatomia básica, segmentar e topográfica, proporcionando, desta forma, um maior aprofundamento dos conhecimentos.

Dispõe de peças cadavéricas em quantidade suficiente, condição imprescindível para o aprendizado, uma vez que desta forma o aluno tem condições de através do contato visual, tátil e prático, relacionar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Cabe destacar, ainda, que os tanques e mesas cadavéricas são em aço inoxidável, o que facilita o trabalho de desinfecção, bem como a sua preservação.

Todo o material cadavérico encontra-se fixado através de soluções apropriadas para a sua conservação, sendo que parte do acervo está fixada em formol a 10%, e algumas estruturas encontram-se fixadas em glicerina através da técnica de Jacomine, a qual favorece a manutenção da resistência tecidual e elimina a necessidade do formol.
[nggallery id=43]

Laboratório de Anestesia e SBV

O aluno pode contar com um ambiente climatizado, dotado dos mais modernos e eficientes recursos físicos para a boa execução dos trabalhos com manequins atualizados, estrutura física e equipamentos especiais para as aulas práticas de SBV, primeiros socorros, anestesiologia, centro cirúrgico e técnicas operatórias.
[nggallery id=44]

Laboratório de Biofísica, Faramacologia e Fisiologia

Os Laboratórios didáticos de Fisiologia e Farmacologia são de suma importância para a fixação dos conteúdos teóricos lecionados com as disciplinas de Fisiologia Humana, Farmacologia I e Farmacologia Aplicada à Enfermagem.

Funcionam em sala única com área de 70,40m2 e dispõe de bancadas na qual é possível acomodar 25 alunos sentados; possuem ainda uma pia com instalação hidráulica e esgoto satisfatório, bem como instalação elétrica adequada ao uso de equipamentos com voltagem de 110 ou 220 volts.

Com o material disponível é possível realizar práticas em Fisiologia, tais como: preparo de soluções nutritivas, osmose, somestesia e órgãos dos sentidos, reflexos medulares auscultar o pulso periférico; eletrocardiograma. Medida indireta da pressão arterial e estudo das secreções e movimento do tubo digestivo em animais.

Os laboratórios consistem num espaço amplo e de qualidade no que diz respeito a vidrarias, bancadas e materiais de consumo. Torna-se, por isso, um ambiente imprescindível para a realização de aulas práticas, que tem como objetivo ensinar o aluno a diferenciar as ações farmacológicas dos fármacos, como também fornecer bases para uma conduta no tocante ao dosamento e prescrição de medicamentos, contribuindo, dessa forma, para um bom desempenho do profissional, quando o mesmo estiver trabalhando em ambientes hospitalares e ou afins.
[nggallery id=45]

Laboratório de Bioquímica e Microbiologia

Ambiente climatizado, para oferecer o melhor aproveitamento das aulas teórico – práticas. Dotada de microscópio, balança de precisão, agitador magnético, banho-maria, estufa de esterilização, autoclave, além da capela de exaustão, estufa bacteriológica, centrífuga, toda a vidraçaria e substâncias indispensáveis às aulas. Conta também com mesa, bancadas e bancos com encosto, quadro-branco e substancias necessárias as aulas.
[nggallery id=46]

Laboratório de Citologia, Genética e Parasitologia

O Laboratório de citologia, genética e parasitologia têm como objetivo oferecer aos alunos de Enfermagem conhecimentos básicos, facilitando a integração entre teoria e prática, através do estudo feito com lâminas com estruturas microscópicas, propiciando, assim, melhor aproveitamento desses conhecimentos.

O Laboratório possui 30 microscópios binoculares, possibilitando a acomodação de 30 alunos na sala. A sala dispõe também de um microscópio trilocular acoplado a uma câmera ligada a uma TV de 29 polegadas, dando ao aluno condições de acompanhar o estudo e a descrição das lâminas microscópicas realizados pelo professor, que o estará monitorando, através deste, em tempo real.

Com esse Laboratório, é possível levar o aluno a ter capacidade de utilizar, com técnica, o microscópio óptico no estudo e identificação dos tipos de células e assim saber diferencia as células vegetais dos animais.Para um melhor desempenho das aulas teórico – práticas de Parasitologia dispõem também de lâminas microscópicas, permitindo ao aluno a visualização de ovos e larvas de helmintos e protozoários, oferecendo, assim, a mesma condição de estudo para o desenvolvimento de aulas nessa disciplina.

Laboratório conta ainda com:

  • Vidrarias variadas, de acordo com as necessidades de aulas, estudos e pesquisas;
  • Todas as substâncias químicas necessárias para o desenvolvimento das aulas teóricas-práticas;
  • Bancadas e bancos com encosto;
  • Quadro branco

[nggallery id=47]

Laboratório de Embriologia, Histologia e Patologia

Este Laboratório dispõe de ambiente climatizado, contendo lâminas para estudos individuais ou em grupos com microscópio monocular, binoculares e triloculares, além de 30 microscópios disponíveis ao aluno para um maior aprofundamento a cerca dos conhecimentos. Alem de um ambiente totalmente climatizado.

O Laboratório multidisciplinar é de suma importância para a fixação dos conteúdos teóricos lecionados com as disciplinas da área de saúde, aplicadas à Enfermagem; dispõe de bancadas, nas quais é possível acomodar os alunos sentados; possui ainda pias com instalação hidráulica e esgoto satisfatório, bem como instalação elétrica adequada ao uso de equipamentos com voltagem de 110 ou 220volts.

Laboratório conta ainda com:

  • Vidrarias variadas, de acordo com as necessidades de aulas, estudos e pesquisas;
  • Todas as substâncias químicas necessárias para o desenvolvimento das aulas teóricas-práticas;
  • Bancadas e bancos com encosto;
  • Quadro branco

[nggallery id=48]

Laboratório de Semiologia e Introdução as Técnicas Básicas

Os recursos tecnológicos disponíveis nesses Laboratórios permitem aulas teórico práticas em grupos distintos de alunos. O estudante pode contar com um ambiente climatizado, camas-leito, mesa ginecológica, balança antropométrica e infantil, material cirúrgico, braços anatômicos para aulas práticas de injeções, material para primeiros socorros e de manequins de cuidados gerais.

A Facene prioriza “o fazer” como condição indispensável para a formação do enfermeiro, coloca à disposição dos professores e alunos este laboratório de técnicas de Enfermagem, com todas as condições necessárias à aprendizagem, o que assegura o desenvolvimento das práticas, facilitando desta forma o seu desempenho junto ao paciente. O citado laboratório está capacitado para atender as disciplinas obrigatórias do currículo do curso, como também os alunos e professores dos cursos de extensão.
[nggallery id=49]

Biotério

O Mesmo possui um ambiente todo climatizado, no qual disponibiliza gaiolas com ratos para as aulas teóricas – práticas e assim oferecer o melhor aproveitamento para o aluno. O biotério é dividido em câmara escura, câmara clara e recepção. É responsabilidade da equipe do biotério a compra de ração e Mara valha (RM), armazenamento, assepsia das caixas e alimentação dos animais. Os animais são para uso exclusivo das aulas, nos quais são utilizados procedimentos experimentais de acordo com as normas de ética de experimentação animal, bem como o sacrifício de modo a causar o mínimo de sofrimento aos animais.

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes