Faculdade Nova Esperança - brand

NAP

NAP

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró, compõe um espaço acadêmico voltado ao aperfeiçoamento e à excelência das ações pedagógicas. Para tanto, conta com uma equipe multidisciplinar composta por docentes, psicólogo e psicopedagogo, que atuam na análise e suporte das atividades de ensino e aprendizagem, promovendo serviços de capacitação e desenvolvimento de atividades multi, inter e transdisciplinar.

Este Núcleo proporciona um ambiente para análise e melhoramento das relações acadêmicas cotidianas, tais como: processos envolvidos no ensino e na aprendizagem e questões afetivo-emocionais à comunidade acadêmica.

O processo de aprendizagem na área da saúde, muitas vezes se torna árduo e doloroso, pois a demanda de informações dos cursos dessa área, o convívio permanente com a dor e a morte geram conflitos emocionais, para os quais, geralmente, os discentes não estão preparados. Com o intuito de propor intervenções nesse processo e compreendendo que os conflitos pessoais por vezes influem no desempenho acadêmico, a área de atuação do NAP se divide em dois eixos:

  • Apoio Psicopedagógico: objetiva-se neste atendimento identificar as dificuldades de aprendizagem do discente, avaliando o indivíduo enquanto aprendiz, ou seja, o sujeito e as variáveis que permeiam o processo de ensino-aprendizagem; bem como oferecer apoio didático-pedagógico aos docentes.
  • Apoio Psicológico: visa a oferecer à comunidade acadêmica atendimentos que proporcionem formas de lidar com as dificuldades que interferem no dia a dia, e que muitas vezes impedem de alcançar conquistas pessoais e profissionais.

Considerando que a atuação dos profissionais que integram o NAP obedece aos preceitos da Ética Profissional, o sigilo sobre a identidade e problemática apresentada pelos indivíduos que buscam o serviço será mantido. De acordo com a análise das dificuldades apresentadas serão realizados os encaminhamentos necessários para superação das mesmas.

 Membros:

  • Coordenadora: Marina Helena de Morais Martins;

Psicopedagoga: Ana Paula de Lima Fernandes;

Componente do administrativo: Ângela Maria Rodrigues de Oliveira Pereira Gurgel

O NAP tem por finalidades:

 Assegurar, a docentes e discentes, os meios para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem;

  • Oferecer aos docentes apoio didático pedagógico permanente, propondo momentos de formação continuada;
  • Estimular e promover mecanismos que tragam um sistema de capacitação permanente para todos os membros da IES;
  • Desenvolver ações de cunho educativo e didático pedagógico que contemplem discentes, docentes e funcionários em suas atividades;
  • Desenvolver atividades de caráter multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar que integrem professores e alunos, com o intuito de obter uma melhor relação no processo ensino-aprendizagem;
  • Proporcionar um espaço em que discentes, docentes e funcionários possam lidar com as relações previstas no cotidiano acadêmico: processo ensino-aprendizagem; questões afetivo-emocionais; mundo das relações e mundo do trabalho.
  • Desenvolver as atividades de caráter multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar que integrem professores e alunos, em torno do objetivo central da FACENE;
  • Contribuir com o desenvolvimento científico-cultural, econômico-social, político e educacional do Estado, da Região e do País, através da aplicação dos conhecimentos em sua área de interesse;

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO NAP:

  • Pró-Siga

O universo acadêmico é cheio de situações novas e exigentes, por isso, viver circunstâncias que deixe os alunos ansiosos, é até certo ponto, comum. A Facene, preocupada com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, entende que o papel enquanto educador vai além dos conteúdos necessários para a graduação, mas em trabalhar questões que venham a surgir durante seu percurso acadêmico e profissional.

Desta forma, surge o Pró-Siga, projeto idealizado pelos coordenadores de curso, Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) que visa trabalhar temáticas que ajudam a entender nossas emoções em contextos adversos bem como proporcionar o fortalecimento de vínculos entre toda IES com a comunidade externa.

  • Repensando minha prática

Demanda despertada pelo Núcleo de apoio psicopedagógico juntamente com o setor de recursos humanos, que visa um espaço de discussão e aprendizado entre todo o corpo administrativo sobre temáticas relacionadas ao mundo do trabalho.

O agendamento do horário é realizado na sala do NAP ou pelo e-mail :
Contato: nap@facenemossoro.com.br

Horário de funcionamento:

Seg – Manhã, tarde e noite;

Ter – Manhã, tarde e noite;

Qua – Manhã e tarde;

Qui – Manhã, tarde e noite;

Sex – Manhã e tarde;

 

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes