ALUNOS FACENE PARTICIPARAM DA OPERAÇÃO SORRISO EM MOSSORÓ/RN

texto alternativo

A Operação Sorriso é uma organização médica voluntária, na qual realiza cirurgias gratuitamente em crianças e adultos com alguns tipos de má formação facial, especialmente lábio leporino e fenda palatina. No Brasil está presente desde 1997 realizando um trabalho em prol da população carente, e que beneficia a vida de milhares de pessoas.

A Operação Sorriso tem como um de seus maiores objetivos, devolver às pessoas, através da cirurgia, coisas simples como: sorrir, passar um batom ou até mesmo conseguir um emprego. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que no Brasil nasça uma em cada 650 crianças com a má formação, sendo muito mais comum, do que se imagina.

Se não tratada, pode acarretar graves problemas à saúde tanto na parte física, quanto na psicológica, tais como: isolamento social, dificuldades na fala, alimentação, além de ocasionar uma baixa autoestima.

As cirurgias são realizadas principalmente em regiões do Norte e Nordeste, onde existem poucos centros cirúrgicos especializados, e a população possui baixa renda. A Operação Sorriso leva toda uma estrutura cirúrgica e necessária com equipamentos e profissionais para realizar o trabalho.

Esse ano a Operação Sorriso esteve presente na cidade de Mossoró/RN pela terceira vez realizando um mutirão de cirurgias. Foram cercas de 50 cirurgias realizadas do dia 17 a 20 de janeiro de 2018.

A escolha dos participantes em Mossoró foi realizada no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado. Logo após a escolha, os participantes passaram pelo procedimento através de voluntários da Operação Sorriso no Hospital Wilson Rosado. De acordo com a própria Operação Sorriso “Ao todo, 60 voluntários do Brasil e de outros países, como Estados Unidos e Venezuela, estiveram envolvidos no programa. Todos os selecionados possuem experiência em outros programas humanitários da organização e são profissionais de saúde especializados em fissuras labiopalatinas, aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia Plástica, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia e Odontologia”.

Esse ano a Facene/RN foi representada na Operação Sorriso com alunos do curso de Odontologia e Enfermagem. Para o estudante Gabriel Mendonça (Odontologia) “ser voluntário da operação sorriso, foi sem dúvidas, de longe, a experiência mais gratificante e emocionante que já vivi nesse tempo acadêmico. O olhar de uma criança, jovem ou adulto de gratidão por estar ali e por saber que terá sua autoestima devolvida, o poder de sorrir como todos e estar bem consigo mesma, não tem preço. Um dos grandes depoimentos que me tocou nessa operação, foi o de uma senhora que o seu grande sonho era o simples fato e ato de passar batom, onde depois de seu procedimento cirúrgico o sonho seria realizado. Foi com lágrimas, com o sorriso construído através dos sorrisos devolvidos, e com o coração cheio de histórias lindas, que eu termino a operação sorriso 2018”.

Os alunos participaram ainda de um curso sobre Odontologia e Fissurado, visitaram o centro cirúrgico e acompanharem algumas cirurgias. Para o aluno Áquis Gabriel (Odontologia), ter participado da Operação Sorriso, afirmou: “Foi uma experiência única, onde pude acompanhar de perto cada paciente, cada profissional voluntário que trabalhou intensamente durante a semana, e não há palavras para descrever a alegria/gratidão que foi proporcionada a cada integrante dessa missão. Nada mais gratificante do que ver uma mãe agradecendo por ter dado a oportunidade de seu filho voltar a sorrir, afinal, o sorriso é a maior característica de uma pessoa feliz”.

A estudante do nosso curso de Enfermagem Carla Larisse Moraes, relatou que “pela primeira vez participou da operação sorriso. Uma ação incrível, um gesto sem igual! Estou sem palavras até agora para descrever o momento lindo que vivi, sorrisos lindos sendo moldados. Estou encantada e na expectativa de uma próxima oportunidade de participar novamente”.

Foi com a sensação de dever cumprido que os nossos alunos concluíram a participação na Operação Sorriso e puderam constatar de perto como é gratificante colaborar e ajudar o próximo a ser feliz.

São valores como esses que a FACENE busca tornar real na vida de cada um deles.  Temos orgulho do que plantamos na educação de nossos alunos, e desde já podemos colher os frutos.

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes