DIA MUNDIAL CONTRA O CÂNCER

texto alternativo

O dia 4 de fevereiro é a data utilizada para o Dia Mundial Contra o Câncer. O dia foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), a data é utilizada para lembrar a todos da importância dos exames de rotina, dos hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce, essencial para se ter um tratamento de qualidade que possibilite a cura.

O Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células, que invadem os tecidos e órgãos. A doença forma tumores malignos, que podem espalhar-se rapidamente para outras regiões do corpo de forma bastante agressiva. Existem vários tipos de câncer, e as suas causas são variadas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), “os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma”.

Os cânceres, em sua maioria, são provocados por fatores ambientais, tais como: má alimentação, falta de exercício físico, alcoolismo, tabagismo, excesso de exposição ao sol, entre outros. Porém, há também fatores genéticos. O câncer pode ter cura, mas se diagnosticado antes de ter chegado ao estágio avançado da doença, para que o tratamento oferecido possa agir na doença.

O INCA, em uma das pesquisas, apontou que “1,2 milhão de novos casos da doença devem surgir no país entre 2018 e 2019. Só neste ano, a estimativa é que surjam 582 mil novos casos – 300 mil em homens e 282 mil em mulheres”. Ter informação, ainda é uma das melhores formas de se combater a doença. Os familiares, amigos, cuidadores e a própria pessoa que está doente, podem e deve ser um porta-voz para aqueles que ainda não conhecem a doença.

Fonte: http://www.inca.gov.br

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes