Faculdade Nova Esperança - brand

FACENE/RN realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT)

texto alternativo


Sempre buscando melhorar as condições de Saúde e Segurança para os seus colaboradores, a Faculdade Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN, realizou, entre os dias 12 e 16 de março, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento contou com visita aos setores pela Comissão da Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), palestras e treinamentos práticos.

Para Maria da Conceição Santiago Silveira de Souza, representante da IES, a “SIPAT é uma semana onde falamos mais intensamente sobre a Segurança no Trabalho, já trabalhada diariamente, apoiando a CIPA, como uma forma de garantir e atualizar sobre essa segurança para nossos colaboradores e alunos”.

SIPAT contou com o apoio da Gestão e de todos os setores da IES. “A palavra ‘segurança’ nos remete a um conjunto de medidas e ações com objetivo de salvar e guardar vidas, e temos consciência que só conseguiremos através de treinamentos e mudanças de hábitos; por isso, a importância da participação de todos nas atividades da SIPAT, que é um evento que envolve toda a instituição”, cita a presidente da CIPA FACENE/RN – Gestão 2017/18, Sara Gyslamara de Araújo Peixoto dos Santos.

Tendo como objetivo principal “conscientizar os colaboradores sobre a importância da conservação e proteção da saúde, além da prevenção de acidentes no ambiente do trabalho a SIPAT procurou, em todas as atividades desenvolvidas, mostrar que a Segurança no Trabalho é um valor da cultura organizacional. Nada é mais valioso do que uma vida, do que a integridade física de um colaborador, por isso a Segurança no Trabalho é tão importante para nós. Nesse sentido, essa semana especial vem nos ajudar a garantir a segurança de todos os nossos servidores”, destacou Adria Lígia Peixoto, colaboradora do GT (Gestão do Trabalho) e membro da CIPA.

O treinamento sobre “Saída de emergência e manuseio de extintores e mangueiras no combate a incêndio”, ministrado pelo corpo de Bombeiros, foi solicitado ao comandante do Corpo de Bombeiros, Cap. Joilton Carlos Medeiros da Cunha, que atendeu a solicitação da CIPA e se colocou a disposição para outras parcerias em defesa da vida. Para os bombeiros que ministraram o treinamento “as ações de prevenção ao incêndio, dentro e fora da empresa, são muito importantes, pois ampliam o conhecimento sobre os tipos de incêndio e multiplica o número de pessoas habilitadas a agir diante de uma situação emergencial”.

O Prof. Diego Henrique Jales Benevides, coordenador do Projeto Primeiros Socorros nas Escolas (PSNE) e os discentes Airton Arisson Rêgo Pinto, Dalvani Alves de Moura, NiedjaCosta Barbosa Azevedo, Samantha de Holanda Gomese William Harrisson Silva de Melo ministraram o treinamento sobre “Noções Básicas de Primeiros Socorros”. “A maioria das paradas cardiorrespiratórias são presenciadas por leigos, esse treinamento habilita aos participantes a prestarem os primeiros socorros que podem fazer a diferença entre a vida e a morte até a chegada do Serviço especializado (SAMU),  afirmou o Professor Diego Jales.

 

Além dos treinamentos os colaboradores participaram das palestras sobre “Automedicação” com a professora Andreza Rochelle do Vale Morais, que ressaltou: “Nós procuramos desenvolver um trabalho educativo junto aos nossos companheiros de trabalho focando no “hábito secular” e citando vários exemplos dos riscos da automedicação. Com essa abordagem esperamos atingir não só os colaboradores do FACENE/RN, mas as pessoas próximas a eles”; e “Atividade Física na Prevenção de Doenças Relacionadas ao Trabalho” ministrada pela professora Andreza Dayanne França Freire, que em sua fala alertou que “as atividades físicas, vista muitas vezes apenas como uma questão de estética, é fundamental para saúde de todos nós e um bom desempenho no ambiente de trabalho”.


Para Emanuel Domingos Duarte Filho e Raimundo Dantas Batista, funcionários mais antigos da IES, a SIPAT proporcionou momentos de grande aprendizado, não apenas para o trabalho, mas para a vida pessoal.
 “A qualidade do serviço oferecido, passa necessariamente pela segurança no trabalho desenvolvido por cada um de nós, quando conseguimos aplicar os conhecimentos da segurança nas nossas ações”, destacou Emanuel.

O sentimento que fica é de dever cumprido.

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes