Faculdade Nova Esperança - brand

Agora em Mossoró a Graduação de Farmácia na Facene/RN

texto alternativo

Seja um profissional em apenas 4 anos e atue em dos mais variados segmentos farmacêuticos: hospitais, laboratórios, farmácias, cosméticos, produtos de limpezas, indústrias, além de programas como a Vigilância Sanitária e muito mais. Seja muito mais, tenha uma carreira profissional de destaque. Turmas noturnas ainda em 2015 e 2016.

PERFIL DO EGRESSO:

Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que desenvolva habilidades e competências te?cnico-cienti?ficas para atuar em todos os níveis de atenção a? saúde, com capacidade para tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e educação permanente, bem como disposição de adequação ao exercício profissional no seu contexto de atuação e constante busca pela atualização profissional e intelectual.

As características dos egressos do Curso de Farmácia proposto pela FACENE são baseadas nas Diretrizes Curriculares e podem ser divididas em três componentes, englobando habilidades gerais, os aspectos técnicos e e?tico-sociais, como apresentados a seguir:

HABILIDADES GERAIS?

Os egressos do Curso devem ser profissionais com as seguintes características:

–   Ser um líder, sendo capaz de gerenciar e formar equipes multiprofissionais.

–   Capaz de tomar decisões na sua área de atuação, avaliando diferentes situações e aferindo a relação custo/benefício das decisões, aplicando as habilidades e competências adquiridas através de condutas científicas.

–  Capacidade de se comunicar com clareza e objetividade, dominando a linguagem escrita e oral, mantendo a confidencialidade das informações a eles confiadas; bem como o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.

–  Busca constante por educação permanente.

–  Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde do ser humano.

–  Atuar de forma multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar na promoção da saúde, baseado na convicção científica de cidadania e de ética, bem como no planejamento e desenvolvimento sustentável

ASPECTOS TÉCNICOS

Os egressos do Curso de Farmácia devem apresentar as seguintes características, visando a ampliação de seus conhecimentos técnicos:

–  Atuar na Atenção a Saúde no âmbito público e privado, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação em saúde, norteados pela ética e mantendo os mais altos níveis de qualidade na assistência farmacêutica.

–   Capacidade de gerenciar e administrar recursos humanos, físicos, materiais e de informação.

–  Capacidade de gerar e analisar dados epidemiológicos em benefício da população.

–  Desenvolver soluções e criar novas tecnologias no âmbito da sua área de atuação.

–  Conhecer as técnicas de elaboração de trabalhos científicos.

–  Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde do ser humano.

–  Planejar, coordenar, supervisionar e executar as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

–   Atuar na pesquisa e desenvolvimento de inovações terapêuticas, de insumos ativos e não ativos de origem vegetal, animal e mineral.

–  Atuar na pesquisa, validação e aplicação de técnicas/metodologias de planejamento, pesquisa, desenvolvimento, seleção e controle de qualidade de produtos biotecnológicos.

– Atuar no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos, incluindo registro, autorização de produção, distribuição e comercialização de medicamentos, alimentos e cosméticos, saneantes e correlatos.

–  Atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional.

–  Atuar em políticas e em programas de educação e vigilância sanitária com equipes de saúde, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.

–  Participar na formulação e execução de Políticas Públicas de Saúde e Assistência Farmacêutica.

–  Realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluindo análise de água e esgoto e análise de alimentos.

–  Realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e dar pareceres, se responsabilizando tecnicamente por análises de nutracêuticos e alimentos, análises clínicas e toxicológicas, físico-químicas de medicamentos, cosméticos e saneantes.

– Interpretar e avaliar prescrições de outros profissionais.

–  Aplicar metodologias que facilitem a detecção de Problemas relacionados a Medicamentos (PRM), Interações entre medicamentos, destes com alimentos, e suas interferências nas análises clínicas.

–   Orientar os usuários dos serviços de saúde em uso de terapias alternativas.

–   Promover a educação permanente em saúde do indivíduo, da família, da comunidade e da equipe de saúde, usando recursos tecnológicos e didáticos adequados, em relação à prevenção e promoção da saúde e o uso racional de medicamentos, bem como promover a transformação da realidade através do compartilhamento de saberes, da orientação de atividades e do incentivo a ações inovadoras.

–   Identificar, avaliar e discutir os mecanismos fisiológicos que originam os indicadores de processos patológicos.

– Interagir com e compor as estruturas gestoras do SUS em nível setorial, local, regional e federal.

–  Desenvolver e acompanhar os serviços de farmacovigilância, vigilância sanitária e epidemiológica.

–  Formular e produzir medicamentos e cosméticos, saneantes e correlatos, em qualquer escala, a partir de matérias-primas de origem natural e sintética, bem como planejar, coordenar, supervisionar e executar a produção e controle de qualidade de medicamentos.

–  Discutir e elucidar os fundamentos das metodologias utilizadas para o diagnóstico laboratorial das diversas patologias humanas.

– Operar os instrumentos e equipamentos utilizados em laboratório de análises clínicas e toxicológicas, além de selecionar e controlar a qualidade dos equipamentos.

–  Garantir a qualidade e aperfeiçoar exames e métodos utilizados em análises clínicas.

ASPECTOS ÉTICOS

Os egressos do Curso de Farmácia devem conhecer e respeitar os princípios éticos e sociais que regem a sua profissão e norteiam sociedade. Para isso devem:

–  Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.

–  Ter uma visão humanística e crítica da sua participação como Farmacêutico na sociedade.

–  Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência.

–  Implementar ações que visem melhorar a qualidade de vida e saúde da população.

Para mais informações, basta entrar em contato com a instituição:

Av. Presidente Dutra, 701 – Alto de São Manoel- Mossoró/RN

Email: secretaria@facenemossoro.com.br / Fone: (84) 3312-0143

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes