Faculdade Nova Esperança - brand

JANEIRO BRANCO

texto alternativo

Você já reparou que muitas Campanhas vêm sendo criadas para conscientizar as pessoas sobre algumas doenças e como preveni-las? Estamos no primeiro mês do ano e agora é hora de falarmos sobre a Campanha Janeiro Branco, que foi criada para alertar a população sobre a saúde mental. A Campanha nasceu em Minas Gerais e vem desde 2014 promovendo ações e palestras em todo Brasil sobre o quanto é importante cuidar da mente.

O principal objetivo da campanha é promover a saúde mental e combater as doenças emocionais da sociedade por meio de debates, reflexões, palestras, entre outras coisas, com o intuito de fazer com que a saúde mental seja também tratada de forma central no dia a dia. A campanha busca também a valorização de políticas públicas em nome da Saúde Mental no SUS, nas redes públicas e privadas de Saúde no Brasil e no mundo.

No Brasil, o número de casos de homicídios e transtornos mentais teve um aumento significativo de 2013 a 2017. Em 2013, segundo a ONU o número de pessoas que passavam por transtornos mentais era de 23 milhões, sendo ao menos 5 milhões em níveis de moderado a grave. Já em 2017 o Ministério da Saúde divulgou que pela análise feita de 2011 a 2015 o número de casos de homicídios cresceu 12%, e que esta é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos.

Diante desses números percebe-se a gravidade e importância do assunto. Lembre-se: quem cuida da mente, cuida da vida!

 

A Facene/RN também apoia esta causa!