POR QUE NOVEMBRO AZUL?

texto alternativo

Novembro Azul é uma Campanha que foi criada em prol da saúde do homem, para conscientizar as pessoas sobre as doenças masculinas, e também, para arrecadar fundos para instituições de caridade. A campanha se iniciou em Pub na Austrália, onde amigos decidiram deixar seus bigodes crescerem para prestarem solidariedade.

No Brasil, a Campanha Novembro Azul começou com o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Hoje, a população brasileira está cada vez mais se adaptando ao Novembro Azul, e a campanha já faz parte do calendário nacional de prevenções.

Novembro Azul procura alertar e conscientizar sobre as causas e consequências de doenças que atingem os homens, principalmente o Câncer de Próstata que é a segunda doença que mais mata no Brasil. A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que tem como função principal a de produzir esperma. O Câncer de Próstata acontece quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

O nosso professor Me. Lucídio Clebeson disse queA ocorrência dos sintomas varia de acordo com o estágio em que a mesma se encontra, pois o câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar vários, como: micção frequente, fluxo urinário, que pode ser fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria), sangue na urina ou no líquido seminal, disfunção erétil, dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou e fraqueza ou dormência nas pernas e pés”.

É sempre importante estar atento aos primeiros sinais, para que dessa forma a doença possa ser diagnosticada ainda em seu início. O Câncer de Próstata é a segunda doença que mais mata no Brasil. Nesse sentido, se fazem necessários o alerta e a prevenção para que as pessoas possam se cuidar e tomar medidas que visem a melhoria da qualidade de vida. Lucídio Clebeson destaca que é preciso ter uma “Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura e consumir tomate. Pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina, quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários”.

E quando perguntando sobre a importância da Campanha Novembro Azul, o professor falou “O novembro azul possui grande relevância, pois busca a conscientização e incentivo à prevenção contra a doença, através da realização de atividades que buscam ampliar o leque de atendimentos a esse público. No entanto, é importante ressaltar que não devemos nos restringir apenas ao novembro azul e que essas atividades devem ser perenes e ocorrer durante todo ano”, finalizou.

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes