Faculdade Nova Esperança - brand

Projeto Mãe Mossoroense: Práticas Educativas de apoio ao pré- natal, parto e puerpério.

texto alternativo

Projeto Mãe Mossoroense: Práticas Educativas de apoio ao pré- natal, parto e puerpério.

Nos últimos anos, visualizamos mudanças na perspectiva do cuidado a saúde da mulher, especialmente no tocante ao pré – natal, parto e puerpério. Estas mudanças são altamente pertinentes, pois a partir de medidas instituídas através de pactos e novas políticas, visualizamos que a mortalidade materno – infantil vêm caindo com o passar dos anos. Porém, o que chama atenção é que embora o acesso ao pré- natal seja universal, a qualidade dessa atenção ainda não é satisfatória.

Assim, as ações de educação em saúde pautadas na política nacional de humanização do parto e nascimento, na política nacional de atenção integral a saúde da mulher e adotando a rede cegonha enquanto estratégia, iremos construir oficinas que irão trabalhar desde concepções de gênero, direito, relações pessoais e cidadania, até definições biológicas como mudanças fisiológicas na gestação, parto e puerpério, enfatizando os cuidados com o recém nascido e com a própria mulher, a importância do pré- natal qualificado, tipos de parto e amamentação. Todos os assuntos serão discutidos com a principal finalidade de conferir poder as mulheres através do conhecimento, para que elas se sintam capazes de conduzir a sua vida de forma responsável e consciente.

O objetivo do projeto é Compartilhar vivências e saberes acerca do pré- natal, parto e puerpério com gestantes de Mossoró- RN, fornecendo apoio material e emocional às gestantes minimizando as vulnerabilidades decorrentes da gestação, da fase puerperal e com o Recém nascido, capacitando os discentes de enfermagem para atuar com mais propriedade na área de obstetrícia e neonatologia, desenvolvendo na gestante segurança, autonomia, competência e habilidade para enfrentar o período gestacional e puerperal.

Utilizando metodologias participativas, este projeto de extensão se constitui em uma ação do tipo interativa, na qual a academia representada por discentes e docentes do Curso de Enfermagem, assume o papel de sujeito capaz de contribuir com a melhoria da qualidade da atenção a saúde da mulher, e em especial da gestante.

Participam deste projeto, gestantes e seus acompanhantes, ou pessoas significativas para as gestantes (pais, mães, amigos); professores da graduação em Enfermagem, alunos de enfermagem.

Os encontros são realizados semanalmente com os discentes, na perspectiva de planejamento das ações e leituras sobre temas que envolvam o pré- natal, parto e puerpério, além dos cuidados com o recém – nascidos.

Já os encontros com as gestantes se realizam uma vez ao mês.

Todos os encontros são realizados na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró, localizada a Av. Presidente Dutra, 701, Alto de São Manoel – Mossoró – RN, CEP: 59.628-000 – Fone: (84) 3312-0143.

Cada encontro com as gestantes é constituído por 5 momentos:

1º momento: Conscientização Corporal, que permite as gestantes aprenderem algumas técnicas de relaxamento e respiração, as quais ajudam a manter a saúde física e mental da mulher e acompanhante durante o período gestacional, parto e pós-parto.

2º momento: Discussão sobre o alimento do dia: cada lanche trará um benefício diferente para as gestantes e este momento permitirá também o entrosamento entre os participantes.

3º momento: Tematização: momento em que se discute os temas de interesse do grupo.

4º momento: dinâmica para fechamento do dia.

5º momento: exame físico na gestante.

No primeiro encontro (22/03), tivemos a participação de 3 gestantes e desenvolvemos uma dinâmica de apresentação, uma explanação sobre as principais modificações corporais na gestação e compartilhamos vivências pessoais das gestantes acerca da gravidez. Realizamos um lanche saudável e depois as discentes realizaram a anamnese materno  e o exame físico materno fetal completo.

No segundo encontro (27/04), participaram 6 gestantes, o momento foi marcado com dinâmicas e a abordagem dos principais cuidados com o recém nascido: Higiene, alimentação, vacinas, etc. Ao final desse encontro, voltamos a oferecer um lanche saudável e em seguida as alunas procederam a anamnese materno  e o exame físico materno fetal completo.

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes