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PROJETOS

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO VINCULADOS AO PROICE EM 2022

INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

 

ANÁLISE DOS EFEITOS BIOQUÍMICOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÓLEO DE LINHAÇA E/OU ÁCIDO ALFA-LIPÓICO PARA RATOS EM TRATAMENTO COM HALOPERIDOL

Os antipsicóticos, para tratar doenças como a esquizofrenia, de primeira geração são mais baratos e, portanto, continuam sendo fornecidos em sistemas de saúde e dentre estes o haloperidol é um dos mais usados no Brasil. O haloperidol pode levar ao aparecimento de síndrome neurológicas, além de alterações bioquímicas e hematológicas. Uma forma paliativa para mitigar os sintomas por controlar o componente oxidante da patologia é o uso de substâncias antioxidantes ), onde se destaca o ácido alfa-lipóico e o óleo de linhaça. ). Estes que além de terem funções antioxidantes, podem atuar sobre parâmetros bioquímicos e hematológicos. Portanto, este projeto tem como objetivo a avaliação de parâmetros bioquímicos e hematológicos de ratos tratados com haloperidol sob suplementação de óleo de linhaça e/ou ácido alfa-lipóico. A execução desse projeto possibilitará aos alunos terem acesso a metodologia de experimentação em uma realidade de manejo animal em contexto farmacológico, incentivando o raciocínio crítico, iniciação científica e um estímulo para os alunos, reduzindo assim as taxas de reprovação, retenção acadêmica e evasão.  Além disso, a execução desse projeto contribuirá para verificar os efeitos benéficos e deletérios do óleo de linhaça e ácido α-lipóico (ALA) para mitigar os efeitos adversos do haloperidol. Ao final do estudo, os resultados serão submetidos para publicação em periódico, contribuindo para divulgação em meio científico.

EXTENSÃO:

ESCOLINHA SEGURA

Levando em consideração a magnitude dos números epidemiológicos atrelados aos acidentes na infância, com vasta ocorrência no contexto escolar, além do despreparo dos professores da Educação infantil frente aos eventos que necessitam de intervenções em Primeiros Socorros,  estabelece-se como objetivo deste projeto de extensão capacitar os professores e funcionários de Unidades de Educação Infantil do município de Mossoró-RN sobre intervenções em primeiros socorros. O projeto será desenvolvido em duas etapas. A primeira para capacitação dos discentes selecionados que serão previamente selecionados a partir de uma seleção interna na faculdade e que envolve uma específica de Primeiros Socorros de múltipla escolha e uma entrevista com o coordenador do projeto. Após seleção, os discentes e o coordenador do projeto já se direcionam para as escolas cadastradas para uma primeira aproximação e planejamento das ações. Serão duas escolas no semestre em curso, uma pública e outra privada que contemplam a Educação Infantil no seu contexto. Os benefícios são alicerçados pela busca da formação complementar em atividades de extensão, ensino e participação na comunidade por parte dos discentes e ainda favorecimento da segurança escolar no que tange aos acidentes e necessidades de intervenções em primeiros socorros, já que o objetivo é capacitar professores e funcionários para salvar vidas quando necessário e que ainda vai contribuir com conhecimentos de atuação em primeiros socorros para esse público alvo.

FACENE ANTIBULLYING

O espaço acadêmico é responsável não só pela parte técnica, mas também do sujeito social, que se relaciona e impacta a realidade. Portanto, é preciso proporcionar na instituição provocações sobre diversas problemáticas do mundo e de seu contexto. Dessa forma, o projeto “Facene Antibullying” surge das seguintes questões: Existe bullying no ensino superior? Qual o impacto do bullying na vida das pessoas? Pretende-se desenvolver ações de diversas naturezas, como panfletos informativos, atividades para sensibilizar, encontros para discussões e estudo sobre a temática. Além disso, há a intenção do grupo em levar tal temática para outros espaços e diversos públicos para gerar debate e reflexão. As atividades serão desenvolvidas pensando na necessidade de cada ação ao decorrer do ano letivo. Porém no dia nacional do bullying pretende-se realizar uma ação de conscientização sobre o tema. Assim, este projeto se justifica pela importância de prevenir e combater o bullying na comunidade externa e acadêmica. Nesse sentido, o projeto Facene Antibullying é um projeto que trabalha aspectos necessários para a vivência em comunidade e possibilita aos alunos a transformação do meio, apresentando como benefícios: reflexões, empatia, acolhimento. Além da integração entre a FACENE/RN e a comunidade externa que possibilita mais experiências ao aluno e o um olhar mais humano sobre o outro.

FACENE EM AÇÃO

As instituições de ensino superior se constituem como em espaço privilegiado para a aproximação entre o ensino formal e o conhecimento popular, além disso, trazem consigo a responsabilidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para a transformação da sociedade.

Ao promover bases integrais de cunho estrutural para atividades de extensão em promoção, prevenção e reabilitação em saúde promovida por equipe multiprofissional/multidisciplinar docente e discente dos cursos FACENE/RN, este projeto de extensão possibilitará um maior alcance da oferta de serviços à comunidade, gerando benefícios para aquela que será atendida, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, proporcionará ao discente uma melhor compreensão acerca das necessidades acadêmicas quanto à multidisciplinaridade, trandisciplinaridade4 e multiprofissionalidade nas ações de saúde, o que contribui para a evolução do perfil profissional do graduando, que passa a compreender o seu papel na equipe multiprofissional, contribuindo para a melhoria na qualidade no atendimento de acordo com a legislação específica de cada curso.

IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA DE LIXO NA FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA CAMPUS MOSSORÓ_ RECICLA FACENE/RN

A Faculdade desenvolve um projeto sobre a importância da coleta seletiva no desenvolvimento de um ambiente sustentável, visando a mudanças de hábitos de consumo e de formação de novos valores em relação à reciclagem e sensibilização com o meio ambiente, no sentido de terem consciência da importância da separação de resíduos.

O projeto é intitulado Implantação da Coleta Seletiva de Resíduos Na Faculdade Nova Esperança Campus Mossoró/RN, e é realizado em parceria com a (Associação Comunitária Reciclando para a Vida – ACREVI) e tem como objetivos: Sensibilizar funcionários, alunos e servidores da instituição quanto à necessidade e importância da coleta seletiva de resíduos; Contribuir para a diminuição da poluição do solo, água e ar; Possibilitar a reciclagem de materiais que iriam para o aterro sanitário; Minimizar os impactos dos resíduos na saúde humana e do trabalhador; Promover a geração de renda com inclusão social através da participação dos catadores de materiais recicláveis e promover atividades socioeducativas.

É realizado um trabalho informativo para divulgação do projeto e conscientização de alunos, professores e pessoas que trabalham na instituição. Assim como é realizado o treinamento dos funcionários da limpeza. Os resíduos recicláveis são separados e armazenados em locais apropriados e recolhidos pela ACREVI (Associação Comunitária Reciclando para a Vida), associação especializada em reciclagem na cidade de Mossoró/RN.

Além de reduzir a poluição e o risco de problemas de saúde pela contaminação do ar, do solo e da água, e proporcionar a economia dos recursos naturais, a coleta seletiva também é uma opção de renda para muitas pessoas, permitindo a inclusão social por meio da participação de catadores de materiais recicláveis, ademais a coleta seletiva ajuda a aumentar a conscientização da população em relação ao consumo sustentável, a preservar o meio ambiente e tornar menor o custo da produção de outros materiais, se comparado com o da produção originada diretamente da matéria-prima virgem.

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO VINCULADOS AO PROICE EM 2020/2021

INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

 

1- ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO DE ALIMENTOS POR IDOSOS INSTITUICIONALIADOS DO MUNCÍPIO DE MOSSORÓ

O estado nutricional insatisfatório em idosos tem sido relatado como um dos principais fatores determinantes para o surgimento de doenças, para a instalação da incapacidade funcional e para o aumento da mortalidade nessa fase da vida. A alimentação tem grande contribuição para o desenvolvimento dessa condição. Diante disso, este projeto tem como objetivo analisar o estado nutricional de idosos da cidade de Mossoró/RN. Com o desenvolvimento deste projeto será possível identificar o estado nutricional e a ingestão alimentar dos idosos participantes, tendo em vista que o conhecimento destes dados permite traçar o perfil nutricional, sendo possível a partir disso, planejar metas e ações que possam melhorar tanto o estado nutricional quanto o consumo alimentar. Além disso, o desenvolvimento do projeto proporciona aos estudantes o contato com os aspectos da pesquisa e do atendimento nutricional.

2 – NÍVEL DE DOR, QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE FUNCIONAL EM PACIENTES COM DORES CRÔNICAS

A dor é uma experiência vivenciada por quase todos os seres humanos, pois constitui um elemento de proteção contra agentes nocivos, sendo considerada um fenômeno subjetivo e multidimensional, que sofre influência de fatores individuais, culturais, sociais, psicológicos, ambientais e físicos. A ocorrência da dor gera impacto negativo na vida do indivíduo, ao passo que limita os aspectos pessoais, afetivos e laborais gerando uma sensação de incapacidade e muitas vezes distanciando o indivíduo da sua vida habitual. Diante disso, a presente pesquisa terá como objetivo avaliar o nível de dor, qualidade de vida e capacidade funcional em pacientes com dores crônicas para contribuir com as pesquisas da área, além de auxiliar no processo de implementação de medidas eficazes na prevenção dessa sintomatologia. Com isso, proporcionará mais um direcionamento para as medidas de intervenção à saúde com pacientes que apresentam dor crônica, gerando caminhos para intervenções que impactem positivamente na qualidade de vida da população que vive com dor crônica.

 

EXTENSÃO:

 

1 – NÚCLEO DE ESTUDOS EM FISIOLOGIA – NEFIS       

Os espaços dedicados a grupos de estudos científicos permitem aos alunos um ambiente rico de troca de experiências e desenvolvimento nos níveis pessoal, acadêmico e profissional. Ao promover momentos de discussão sobre fisiologia humana para os alunos dos cursos de graduação da FACENE/RN e incentivar a discussão de artigos atuais sobre essa temática, correlacionando os conhecimentos obtidos com a atuação multiprofissional, este projeto de extensão permitirá aos alunos um conhecimento mais próximo e atual da fisiologia humana, uma disciplina base e fundamental para que se possa desenvolver conhecimentos mais avançados nos diferentes cursos da área da saúde.  Além disso, aproximará o aluno da leitura científica, preparando-os para produções científicas futuras.

 

2 – PREVENÇÃO E PRIMEIROS CUIDADOS PÓS-TRAUMATISMO DENTAL EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA CIDADE DE MOSSORÓ-RN

O traumatismo dentário é o resultado de uma agressão externa de origem térmica, química ou mecânica aos tecidos dentários, periodontais e moles, que tem gravidade, intensidade e extensão variável, podendo tanto ser de origem acidental quanto intencional. A perda do tecido dental decorrente do traumatismo dental é uma situação que causa grande dano ao adolescente e seus familiares. Além do dano funcional e estético, a perda da estrutura dental causa grandes impactos psicológicos ao jovem, já que o mesmo se encontra numa faixa etária onde o sorriso é extremamente importante para o convívio social. Nesse sentido, ao realizar ações preventivas e educativas acerca dos cuidados pós-traumatismos dentais em adolescentes de escolas públicas e privadas da cidade de Mossoró-RN, o projeto apresenta grande relevância, uma vez que a realização de atividades voltadas à prevenção do trauma dental, desde o uso de dispositivos intra-orais em práticas esportivas/recreativas de maior impacto, bem como a capacitação dos professores e recreadores sobre as corretas condutas tomadas após o acometimento traumático, são de extrema eficiência na prevenção desses acidentes.

 

3- NUTRI EM AÇÃO

A ampliação da autonomia nas escolhas de alimentos implica no fortalecimento das pessoas, famílias e comunidades para se tornarem agentes produtores de sua saúde, desenvolvendo a capacidade de autocuidado e também de agir sobre os fatores do ambiente que determinam sua saúde, reforçando a responsabilização dos indivíduos no seu processo saúde-doença. Realizar atividades de educação alimentar e nutricional no contexto da promoção da saúde contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito dos seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, e estimula a busca de soluções e organização para ação individual e coletiva. Estas se inserem nas práticas de promoção de saúde por apresentar à população efeitos biológicos dos nutrientes no organismo, orientação alimentar, e, ainda, a preservação das propriedades nutritivas dos alimentos envolvendo as técnicas de preparo e armazenamento. Nesse sentido, o projeto apresenta grande relevância, pois propõe tratar por meio da educação alimentar e atendimento nutricional os fatores que contribuem para o surgimento das doenças crônicas não transmissíveis de forma a trabalhar educação e saúde como prevenção, promoção e recuperação da saúde, melhorando a qualidade de vida dos alunos e colaboradores da FACENE/RN.

 

4- FACENE EM AÇÃO

As Instituições de Ensino Superior se constituem como um espaço privilegiado para a aproximação entre o ensino formal e o conhecimento popular, além disso, trazem consigo a responsabilidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para a transformação da sociedade. Ao promover bases integrais de cunho estrutural para atividades de extensão em promoção, prevenção, proteção e reabilitação em saúde promovida por equipe multiprofissional/multidisciplinar docente e discente dos cursos FACENE/RN, este projeto de extensão possibilitará um maior alcance da oferta de serviços à comunidade, gerando benefícios para aquela que será atendida, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, proporcionará ao discente uma melhor compreensão acerca das necessidades acadêmicas quanto à multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e multiprofissionalidade nas ações de saúde, o que contribui para a evolução do perfil profissional do graduando, que passa a compreender o seu papel na equipe multiprofissional, contribuindo para a melhoria na qualidade no atendimento de acordo com a legislação específica de cada curso.