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PROJETOS

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO VINCULADOS AO PROICE EM 2020/2021

INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

 

1- ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO DE ALIMENTOS POR IDOSOS INSTITUICIONALIADOS DO MUNCÍPIO DE MOSSORÓ

O estado nutricional insatisfatório em idosos tem sido relatado como um dos principais fatores determinantes para o surgimento de doenças, para a instalação da incapacidade funcional e para o aumento da mortalidade nessa fase da vida. A alimentação tem grande contribuição para o desenvolvimento dessa condição. Diante disso, este projeto tem como objetivo analisar o estado nutricional de idosos da cidade de Mossoró/RN. Com o desenvolvimento deste projeto será possível identificar o estado nutricional e a ingestão alimentar dos idosos participantes, tendo em vista que o conhecimento destes dados permite traçar o perfil nutricional, sendo possível a partir disso, planejar metas e ações que possam melhorar tanto o estado nutricional quanto o consumo alimentar. Além disso, o desenvolvimento do projeto proporciona aos estudantes o contato com os aspectos da pesquisa e do atendimento nutricional.

2 – NÍVEL DE DOR, QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE FUNCIONAL EM PACIENTES COM DORES CRÔNICAS

A dor é uma experiência vivenciada por quase todos os seres humanos, pois constitui um elemento de proteção contra agentes nocivos, sendo considerada um fenômeno subjetivo e multidimensional, que sofre influência de fatores individuais, culturais, sociais, psicológicos, ambientais e físicos. A ocorrência da dor gera impacto negativo na vida do indivíduo, ao passo que limita os aspectos pessoais, afetivos e laborais gerando uma sensação de incapacidade e muitas vezes distanciando o indivíduo da sua vida habitual. Diante disso, a presente pesquisa terá como objetivo avaliar o nível de dor, qualidade de vida e capacidade funcional em pacientes com dores crônicas para contribuir com as pesquisas da área, além de auxiliar no processo de implementação de medidas eficazes na prevenção dessa sintomatologia. Com isso, proporcionará mais um direcionamento para as medidas de intervenção à saúde com pacientes que apresentam dor crônica, gerando caminhos para intervenções que impactem positivamente na qualidade de vida da população que vive com dor crônica.

 

EXTENSÃO:

 

1 – NÚCLEO DE ESTUDOS EM FISIOLOGIA – NEFIS       

Os espaços dedicados a grupos de estudos científicos permitem aos alunos um ambiente rico de troca de experiências e desenvolvimento nos níveis pessoal, acadêmico e profissional. Ao promover momentos de discussão sobre fisiologia humana para os alunos dos cursos de graduação da FACENE/RN e incentivar a discussão de artigos atuais sobre essa temática, correlacionando os conhecimentos obtidos com a atuação multiprofissional, este projeto de extensão permitirá aos alunos um conhecimento mais próximo e atual da fisiologia humana, uma disciplina base e fundamental para que se possa desenvolver conhecimentos mais avançados nos diferentes cursos da área da saúde.  Além disso, aproximará o aluno da leitura científica, preparando-os para produções científicas futuras.

 

2 – PREVENÇÃO E PRIMEIROS CUIDADOS PÓS-TRAUMATISMO DENTAL EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA CIDADE DE MOSSORÓ-RN

O traumatismo dentário é o resultado de uma agressão externa de origem térmica, química ou mecânica aos tecidos dentários, periodontais e moles, que tem gravidade, intensidade e extensão variável, podendo tanto ser de origem acidental quanto intencional. A perda do tecido dental decorrente do traumatismo dental é uma situação que causa grande dano ao adolescente e seus familiares. Além do dano funcional e estético, a perda da estrutura dental causa grandes impactos psicológicos ao jovem, já que o mesmo se encontra numa faixa etária onde o sorriso é extremamente importante para o convívio social. Nesse sentido, ao realizar ações preventivas e educativas acerca dos cuidados pós-traumatismos dentais em adolescentes de escolas públicas e privadas da cidade de Mossoró-RN, o projeto apresenta grande relevância, uma vez que a realização de atividades voltadas à prevenção do trauma dental, desde o uso de dispositivos intra-orais em práticas esportivas/recreativas de maior impacto, bem como a capacitação dos professores e recreadores sobre as corretas condutas tomadas após o acometimento traumático, são de extrema eficiência na prevenção desses acidentes.

 

3- NUTRI EM AÇÃO

A ampliação da autonomia nas escolhas de alimentos implica no fortalecimento das pessoas, famílias e comunidades para se tornarem agentes produtores de sua saúde, desenvolvendo a capacidade de autocuidado e também de agir sobre os fatores do ambiente que determinam sua saúde, reforçando a responsabilização dos indivíduos no seu processo saúde-doença. Realizar atividades de educação alimentar e nutricional no contexto da promoção da saúde contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito dos seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, e estimula a busca de soluções e organização para ação individual e coletiva. Estas se inserem nas práticas de promoção de saúde por apresentar à população efeitos biológicos dos nutrientes no organismo, orientação alimentar, e, ainda, a preservação das propriedades nutritivas dos alimentos envolvendo as técnicas de preparo e armazenamento. Nesse sentido, o projeto apresenta grande relevância, pois propõe tratar por meio da educação alimentar e atendimento nutricional os fatores que contribuem para o surgimento das doenças crônicas não transmissíveis de forma a trabalhar educação e saúde como prevenção, promoção e recuperação da saúde, melhorando a qualidade de vida dos alunos e colaboradores da FACENE/RN.

 

4- FACENE EM AÇÃO

As Instituições de Ensino Superior se constituem como um espaço privilegiado para a aproximação entre o ensino formal e o conhecimento popular, além disso, trazem consigo a responsabilidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para a transformação da sociedade. Ao promover bases integrais de cunho estrutural para atividades de extensão em promoção, prevenção, proteção e reabilitação em saúde promovida por equipe multiprofissional/multidisciplinar docente e discente dos cursos FACENE/RN, este projeto de extensão possibilitará um maior alcance da oferta de serviços à comunidade, gerando benefícios para aquela que será atendida, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, proporcionará ao discente uma melhor compreensão acerca das necessidades acadêmicas quanto à multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e multiprofissionalidade nas ações de saúde, o que contribui para a evolução do perfil profissional do graduando, que passa a compreender o seu papel na equipe multiprofissional, contribuindo para a melhoria na qualidade no atendimento de acordo com a legislação específica de cada curso.

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes