Faculdade Nova Esperança - brand

PROJETOS

Projetos de iniciação científica e de extensão vinculados ao PROICE no ano de 2019

 INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 1 – EXTRATOS HIDROALCOÓLICOS DE CACTÁCEAS DA CAATINGA: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL BIOINSETICIDA PARA LARVAS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

O projeto tem como objetivo obter, caracterizar e determinar o potencial larvicida dos extratos hidroalcoólicos de cactáceas da caatinga contra larvas do mosquito Aedes aegypti. Trata-se, portanto, de um projeto inovador, que poderá trazer importantes contribuições à sociedade, tendo em vista que esse mosquito é o principal vetor das arboviroses, problema de saúde pública em nosso país.

 

 EXTENSÃO

 1 – FACENE EM AÇÃO

Este projeto tem como objetivo promover bases integrais de cunho estrutural para atividades de extensão em promoção, prevenção, proteção e reabilitação em saúde promovida por equipe multiprofissional/multidisciplinar docente e discente dos cursos FACENE/RN.

Diante disso, o projeto possibilita um maior alcance da oferta de serviços à comunidade, gerando benefícios para aquela que é atendida, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Proporciona ainda aos discentes da FACENE uma melhor compreensão acerca das necessidades acadêmicas quanto à multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e multiprofissionalidade nas ações de saúde, o que contribui para a evolução do perfil profissional do graduando, que passa a compreender o seu papel na equipe multiprofissional, contribuindo para a melhoria na qualidade no atendimento de acordo com a legislação específica de cada curso.

 

2- ATUALIZANDO A ENFERMAGEM

            O projeto tem como objetivo capacitar e atualizar a equipe de enfermagem na modalidade in loco, em relação aos procedimentos de enfermagem mais utilizados em seu cotidiano e é realizado no Hospital Regional Tarcísio Vasconcelos Maia.

Os profissionais de enfermagem que prestam assistência em âmbito hospitalar vivenciam diariamente situações que requerem competências para controlar riscos, prever, evitar e minimizar complicações, visando à manutenção da vida e a recuperação do paciente assistido. Além disso, a disponibilidade de tempo desses profissionais é restrita. Diante dessa perspectiva, ao realizar as atividades no próprio ambiente hospitalar durante o horário de trabalho desses profissionais, proporciona-se a participação ativa dos mesmos, efetivando assim a educação permanente in loco.

 

3 – FAÇARTE

O projeto tem como objetivo construir um grupo composto por estudantes dos diversos cursos da FACENE/RN e egressos, que se expressem por meio de ações e representações artístico-culturais dentro da Faculdade, buscando atrelá-las ao universo da área da saúde para que se torne possível discutir temáticas específicas e utilizar da arte como forma de humanizar.

Este projeto contribui para a formação dos discentes participantes, possibilitando sua transformação através de um conhecimento atrelado as artes, a produção de representações artístico-culturais que poderão proporcionar o reconhecimento de si, o reconhecimento do outro e o reconhecimento de si no outro, através de um processo de empatia. O significado desse projeto de extensão encontra-se ainda na possibilidade de uma maior interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade através de ações conjuntas, pois formamos sujeitos que precisam voltar para o espaço em que estão inseridos de forma capacitada para transformar sua realidade e contribuir com o seu crescimento.

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes