Sobre

Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança

Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança (ISSN 2317-7160)

A Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança é uma publicação periódica semestral eletrônica, de circulação nacional, possui o Qualis “B4″ para a área de Medicina e “B5” para Enfermagem e Educação Física, além de “C” para as áreas de Farmácia, Filosofia e Teologia.

Periódico organizado pelas Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, desde julho de 2003, tem por objetivos, entre outros, publicar trabalhos científicos voltados à área da saúde e áreas afins, através de artigos, traduções, resenhas, ensaio e resumos de pesquisa de pós-graduação – mestrado e doutorado, além de outras categorias científicas; e disseminar o conhecimento científico democraticamente entre profissionais, estudantes e pesquisadores da área da saúde.

A Revista é formada por um Conselho Editorial composto por professores doutores e um Conselho de Revisores formado por especialistas e mestres. A pretensão é ampliá-los com a participação de profissionais múltiplos, de outras áreas do conhecimento, integrados à área da saúde e áreas afins.

Cabe a sua Editora, dentre outras funções, encaminhar os textos para os conselheiros e revisores vinculados ao Periódico, para analisarem sua pertinência à publicação; estes últimos, profissionais especialistas da área da saúde e correlatas, têm como função avaliar os trabalhos que chegam à Revista, considerando, em seu parecer, os critérios de originalidade, relevância do tema, coerência científica e atendimento às normas éticas.

A partir do segundo semestre de 2012, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança passou a ser exclusivamente eletrônica – ISSN 2317-7160. Dessa forma, o envio de artigos pode ser realizado através do Novo Sistema de Submissão de Artigos, disponível no site http://www.facene.com.br/revista. O novo sistema permite a busca de artigos científicos por três meios: busca por autores, palavras-chave e por títulos. Assim, o acesso aos trabalhos acadêmicos fica mais dinâmico, democrático e fácil.

Para o entendimento das etapas de adaptação de uma revista científica em um periódico eletrônico científico contou-se com a intervenção da ABEC – Associação Brasileira dos Editores Científicos, que, através do curso on-line “Como produzir um periódico eletrônico científico”, oferecido no segundo semestre de 2008 por esta associação, deu-nos o suporte necessário para construirmos as bases de nosso periódico eletrônico.

Em maio de 2013, o periódico obteve a indexação no Latindex – Sistema Regional de Informação para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos. O Latindex reúne e dissemina informações bibliográficas sobre as publicações técnico-científicas da Região e, por meio de recursos compartilhados, produz e dissemina padrões editoriais com vistas a elevar a qualidade dessas publicações. A indexação da Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança pode ser verificada no endereço eletrônico: http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=22420.

Diante dessas mudanças, acreditamos que o seu papel de divulgar e disseminar o conhecimento científico está sendo alcançado, coadunando-se, assim, com nossa proposta editorial.

Cyelle Carmem Vasconcelos Pereira
Editora

Selo 2
Selo 1
Selo – Hospital Maternidade
Selo – Ciencia sem Fronteiras
Selo – Anjos
Selo – Fisio
Selo – abmes