Graduação em Medicina

 

  1. Contexto Institucional da FACENE/RN

A Faculdade Nova Esperança de Mossoró é uma instituição privada de ensino superior, criada e mantida pela Escola de Enfermagem Nova Esperança Ltda., pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, com sede e foro na cidade de João Pessoa/PB.

Suas instalações, corpo docente e equipamentos de última geração foram adquiridos para dar a melhor qualificação aos Médicos que serão formados pela Instituição, com o intuito de oferecer os melhores profissionais do mercado em dedicação, conhecimento teórico e prático, para atender à população carente do nosso Município, do Estado, da região e do nosso País como um todo.

Só assim atingiremos aquilo que a Faculdade Nova Esperança de Mossoró se propõe a fazer, que é capacitar Médicos voltados para a humanização da saúde, aptos a desenvolver suas tarefas o mais dedicadamente possível.

  • Breve Histórico

A Faculdade Nova Esperança de Mossoró/RN obteve o seu recredenciamento junto ao MEC através da Portaria nº 1282, de 05 de outubro de 2017, e a autorização para o Curso de Medicina através da Portaria nº 833, de 28 de novembro de 2018. Normatiza-se pelo seu Regimento Interno, pela legislação da educação superior e, no que couber, pelo Estatuto da Mantenedora.

A Mantenedora da FACENE/RN tem, com sua mantida, relações de forma a garantir a existência de órgãos colegiados deliberativos de que participam os segmentos da comunidade institucional, permitindo a autonomia didático-pedagógica do corpo docente.

 

1.2 Missão

A FACENE/RN tem a missão de promover a educação superior, contribuindo para o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua formação profissional. Assume a integração entre o ensino, a investigação científica e a extensão como a base epistemológica da formação acadêmica, criativa, crítica e reflexiva, essencial à inserção do egresso no mundo do trabalho.

A missão da FACENE/RN evidencia o investimento no processo de ensino-aprendizagem que capacita os seus egressos a atenderem as necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação.

A busca da excelência do ensino constitui-se numa diretriz basilar para permitir a implantação e implementação de propostas educacionais arrojadas, e para enfrentar a amplitude e a diversidade da demanda de profissionais de saúde. Esta concepção norteou a Mantenedora da FACENE/RN na formulação de sua missão para:

  • Promover a preparação e o aperfeiçoamento de profissionais por meio do desenvolvimento, da disseminação do conhecimento e da capacitação mediante um modelo de atuação autossustentável.
  • Criar, instalar e manter cursos superiores na área da saúde, bem como realizar convênios com outras instituições com a finalidade de ampliar o alcance de seus objetivos.

 

1.3  Finalidades

A FACENE/RN, como instituição educacional, destina-se a promover a educação, sob múltiplas formas e graus, a ciência e a cultura geral, e tem por finalidades:

  • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
  • Formar médicos aptos para a inserção em setores profissionais, para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.
  • Incentivar o trabalho de investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade, e comunicar o saber através do ensino, da publicação ou de outras formas de comunicação.
  • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional, e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração.
  • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.
  • Promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da investigação científica e tecnológica geradas na instituição.

 

1.4 Objetivos:

I – promover a educação integral do ser humano pelo cultivo do saber, sob diversas formas e modalidades, como exercício e busca permanente da verdade;

II – formar e aperfeiçoar profissionais generalistas, professores e futuros pesquisadores, com vistas a sua realização e valorização, e ao desenvolvimento científico, econômico, sociopolítico, cultural da região e do país;

III – estimular a criação e a difusão da cultura e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

IV – Incentivar e promover pesquisas acadêmicas através da iniciação científica, em suas diferentes formas e métodos, visando ao desenvolvimento científico e tecnológico e a busca de soluções para os problemas da sociedade, especialmente os do campo da saúde;

V – atuar no campo da extensão, aberta à participação da população, como forma de levar à comunidade de sua área de influência, os valores e bens morais, culturais, científicos, técnicos e econômicos, com vistas à satisfação de suas necessidades e aspirações;

VI – promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

VII – ser uma instituição social e democrática, aberta a todas as correntes do pensamento, centro dos princípios da liberdade com responsabilidade, justiça e solidariedade humana;

VIII – estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os regionais e nacionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

IX – suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração.

 

A atuação desta IES fundamenta-se nos seguintes princípios:

  1. Educação Integrada e Integradora focada no estudante.
  2. Aprendizagem Baseada em Problemas.
  3. Relevância de Problemas Prioritários em Diversidade de Cenários.
  4. Avaliação formativa, diagnóstica e somativa.
  5. Equilíbrio entre conhecimentos, habilidades e atitudes.
  6. Seleção de conhecimentos essenciais e de conteúdos baseados em competências.
  7. Capacitação docente em habilidades que vão além da especialidade que exercem.
  8. Fortalecimento das relações entre docentes e estudantes.
  9. Desenvolvimento da capacidade de análise e de avaliação crítica.
  10. Uso de grupos de estudo e docentes facilitadores.

 

  1. O Curso de Graduação em Medicina da FACENE/RN

 

2.1 Objetivos do Curso

Gerais

  • Formar médicos generalista com competência técnico-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa e ética para o exercício profissional da Medicina no contexto da atenção básica e em serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde – SUS, visando à qualidade da atenção em saúde prestada aos cidadãos.
  • Formar médicos para interferir nos problemas de saúde da população, considerando fatores sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais que influenciam o processo saúde/doença dos indivíduos, famílias e comunidades do município de Mossoró e região oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

Específicos

  • Ter como base as diretrizes curriculares nacionais, como: contribuição para a inovação e a qualidade do projeto pedagógico, orientando o currículo do Curso de Graduação em Medicina para um perfil acadêmico e profissional medico generalista, abrangendo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, que incluam as atividades em urgência e emergência. Este currículo deverá contribuir, também, para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto educacional de pluralismo e diversidade cultural.
  • Ministrar os conteúdos essenciais contidos na estrutura curricular através das atividades teóricas, práticas, complementares e estágio curricular supervisionado, de forma integrada e criativa, considerando as realidades social, cultural, sanitária e epidemiológica nacional, estadual e municipal.
  • Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional do médico generalista e apto em urgência e emergência médica, articuladas aos contextos sociopolítico-cultural nacional, estadual e municipal dentro do SUS.
  • Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica como a pesquisa e a extensão.
  • Exercitar a sistematização da integralidade da assistência por meio de estudos de caso, abrangendo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do cliente, família e comunidade, fundamentada no marco referencial deste curso.
  • Exercitar a investigação científica como atividades de pesquisa e extensão e a educação em saúde como atividades fundamentais na integralidade da atenção em saúde.
  • Promover a inserção dos docentes e discentes nas ações de saúde dos sistemas de saúde do município de Mossoró e do Estado do Rio Grande do Norte.

2.2 Perfil do Egresso

O Curso de Graduação em Medicina da FACENE/RN apresenta como perfil do formando egresso/profissional o médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença, em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Para uma formação integral do médico, é necessária a articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, desdobrando-se nas seguintes áreas: I – Atenção à Saúde; II – Gestão em Saúde; e III – Educação em Saúde.

No que se refere à Atenção à Saúde, o egresso será formado para considerar sempre as dimensões da diversidade biológica, subjetiva, étnico-racial,de gênero, orientação sexual (Resolução CNE/CES 3/2014), socioeconômica, política, ambiental, cultural, ética e demais aspectos que interagem no processo de formação da diversidade humana que singularizam cada pessoa ou cada grupo social.

 

No tocante à Gestão em Saúde, o médico deve ser capaz de compreender os princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde, e participar de ações de gerenciamento e administração para promover o bem-estar da comunidade.

 

No eixo Educação em Saúde, o médico deverá ser corresponsável pela própria formação inicial, continuada e em serviço, pela própria autonomia intelectual, responsabilidade social, ao mesmo tempo em que se compromete com a formação das futuras gerações de profissionais de saúde, e o estímulo à mobilidade acadêmica e profissional.

 

2.3 Público-Alvo

Pessoas interessadas em atuar no mercado de trabalho como médicos e profissionais da saúde, visando atender à crescente demanda do mercado regional e nacional nas mais diferentes especialidades médicas.

 

O aluno deve adquirir, ao longo do Curso, conhecimentos fundamentais nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Mental e Medicina da Família e Comunidade, que o tornem competente para prestar assistência médica de qualidade, para atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes. Sua formação deve contemplar o exercício profissional dentro de princípios éticos e humanistas bem estabelecidos. Objetiva-se, também, desenvolver no aluno as habilidades de comunicação, gestão e liderança e trabalho em equipe, essenciais para um desempenho profissional de qualidade em nível individual e social.

 

Como locais de trabalho temos: postos de saúde; clínicas e hospitais, privados e públicos; centros de pesquisa; laboratórios; consultório próprio ou de terceiros; magistério.

 

Para aqueles que estiverem interessados em ingressar no curso de Graduação em Medicina da FACENE/RN será necessário que os candidatos estejam em fase de conclusão ou já concluíram o ensino médio como também alunos de outras Instituições de Ensino Superior que queiram solicitar transferência de outro curso de medicina.

 

2.4 O Projeto Pedagógico:

Encontra-se à disposição de toda comunidade acadêmica na biblioteca da instituição e na coordenação de curso.

 

2.5 Estrutura do Curso:

O presente currículo assume a estrutura curricular com ênfase no formato horizontal, onde os temas transversos (Sistema Único de Saúde; Saúde da Família; Epidemiologia; Ética; Cidadania; Processo Saúde-Doença, Meio Ambiente, Programas de Saúde do Ministério, Cultura Afroindígena, Medicina e Trabalho, Gestão e Liderança em Saúde, Saúde Coletiva, Medicina Geral de Família e Comunidade, Cuidado e outros) funcionam como elementos de integração. Esta estruturação busca possibilitar a formação do médico generalista, crítico, reflexivo, competente nos aspectos científico, técnico, social, político, ético/bioético e habilitado a intervir no processo saúde-doença, tendo o cuidado como o eixo estruturante da atenção em saúde.

A base principal da construção do Projeto Pedagógico e do Currículo foram as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (ResoluçãoCNE/CES nº 3, de 20/06/2014). Entende-se a medicina como prática social, determinada edeterminante das condições de saúde da população, objetiva-se o preparo de umprofissional capaz de assumir seu papel de sujeito na história, subsidiando-o para o trabalhonos diferentes níveis de atenção dentro dos princípios que regem o Sistema Único de Saúde.

A formação do médico na FACENE/RN está alicerçada nas características regionais, nas condições objetivas da Instituição formadora e nos serviços de saúde, possibilitando uma formação de cunho generalista, visando um profissional da saúde comprometido com a transformação da realidade social, por meio de uma ação competente tanto técnica como política. A dinâmica curricular adotada pelo curso pretende subsidiar o aluno para uma leitura crítica dos problemas de saúde do País e seus impactos locais e regionais que deverão ser assumidos pelo egresso como imperativo ético para definir sua forma de inserção no mercado de trabalho.

O presente curso de medicina privilegia a interdisciplinaridade da formação dos alunos, tendo em vista a necessidade de construção de um conhecimento sólido que responda, efetivamente, à terminalidade do processo ensino-aprendizagem e às exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Também, é preciso destacar que a interdisciplinaridade utilizada permite preparar profissionais abertos, flexíveis, solidários, democráticos e críticos. O mundo atual precisa de profissionais com uma formação cada vez mais polivalente para enfrentar uma sociedade na qual a palavra mudança é um dos vocábulos mais frequentes e onde o futuro tem um grau de imprevisibilidade como nunca em outra época da história da humanidade. É com esta visão interdisciplinar que foi construída a matriz curricular do Curso de Medicina da FACENE/RN.

A matriz curricular busca integrar o conhecimento das várias áreas. Para uma efetivação no planejamento e acompanhamento da execução dessa matriz, o Coordenador do Curso desempenha papel integrador e organizador dos trabalhos desenvolvidos pelo seu NDE, em parceria com os professores e alunos. A visão da organização curricular justifica a opção por uma matriz que agrega muitas inovações, rompendo com a estrutura formal aplicada anteriormente na formação em Medicina, passando a ser compreendido como um curso que possibilita a articulação dos vários saberes necessários para entender o homem em suas múltiplas necessidades: aspectos sociais, econômicos, culturais, éticos, afetivos, relacionais e os biológicos.

O Curso de Graduação em Medicina da FACENE/RN é presencial e de horário integral. A carga horária total do curso é de 8.560 horas, distribuídas em 6 anos (12 semestres), contemplando todas as atividades acadêmicas previstas neste PPC.

Funciona em regime de seriado semestral, com duração mínima de seis anos letivos (doze semestres ou períodos de ensino) e máximo de nove anos letivos (18 semestres ou períodos de ensino). A carga horária total do curso é de 8.560 horas obrigatórias, ministradas de acordo com a distribuição semanal de atividades pedagógicas teóricas e práticas, perfazendo um mínimo de 100 dias letivos por semestre.

De acordo com os conteúdos programáticos, os componentes curriculares foram agrupados em módulos de estudo baseados em competências. Os elementos constitutivos da estrutura curricular por semestre estão disponíveis no tópico Matriz Curricular.

 

2.6 Programação, regime acadêmico e duração do semestre:

As Faculdades adotam o regime acadêmico seriado semestral, que é fixado através do Calendário Acadêmico elaborado pelo(a) respectivo(a) coordenador(a) de curso e aprovado pelo Conselho Técnico-Administrativo – CTA da IES. Isso significa que a matrícula é feita sempre por série e semestre letivo, observados os prazos fixados pelas Instituições.

O Calendário Acadêmico é um documento de orientação ao professor e ao aluno. Nele estão fixadas as atividades das Instituições referentes ao semestre letivo, com suas respectivas datas. O não cumprimento dos prazos e datas estabelecidos implicará a perda dos direitos dos interessados.

O semestre letivo abrange, no mínimo, 100 dias de atividades acadêmicas efetivas exigidas pela legislação em vigor, não computados os dias reservados a exames finais. O semestre letivo prolongar-se-á, sempre que necessário, a critério da Direção, para que se completem os dias previstos, bem como para o integral cumprimento do conteúdo e cargas horárias estabelecidas nos programas das disciplinas nele ministradas.

 

2.7 Diferenciais do Curso de Graduação:

  • Oferta de uma experiência ímpar ao aluno, mediante a oportunidade de estudar Anatomia em aulas práticas de dissecação em cadáveres nos primeiros semestres do Curso.
  • Laboratórios equipados com instrumentos de última geração e preparados para receber o aluno.
  • Oportunidade dada ao aluno de realizar atividades práticas já no 1º semestre do Curso, anseio de todo estudante calouro.
  • Incentivo e fortalecimento da relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmicas – NUPEA, estimulando a prática de realização de trabalhos científicos desde o 1º semestre, facilitando sua publicação, já que a Instituição dispõe de sua própria Revista Científica – a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança – e de seu Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos.
  • Realização de palestras educativas, cursos, seminários, simpósios e congressos de temas científicos e multidisciplinares, para reciclagem constante de seu corpo discente e docente.
  • Apoio psicológico e didático-pedagógico ao aluno oferecido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de capacitação docente – NAP, constituído de professores-educadores, de várias áreas, psicólogos e pedagogos.
  • Participação ativa nas Tutorias, ministradas desde o 1º período do curso.
  • Uso de tecnologia de informação e comunicação (TICs) no processo ensino aprendizagem. As tecnologias de informação se transformam em uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização desses meios tecnológicos, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos os mais diversos possíveis.
  • Periódico científico – Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança – acessível a alunos e docentes.
  • Acesso ao site institucional ACADWEB, internet 24 horas gratuita na IES, e ao ambiente virtual de aprendizagem institucional.
  • Para as atividades práticas de seus alunos no âmbito do Internato Médico ou não, a faculdade possui Convênio com toda a rede Hospitalar, seja Municipal, Estadual e Particular, de baixa, média e alta complexidade em Mossoró.

 

3 Matriz Curricular

Clique aqui para fazer o download da tabela de disciplinas e componentes curriculares.

 

3.1 Recursos disponíveis para ministrar as aulas

Todas as salas de aula presentes na FACENE/RN são climatizadas, com iluminação, acústica e ventilação adequadas, dispondo de todos os recursos necessários para a realização de atividades pedagógicas de qualidade, como carteiras acolchoadas, mesa e cadeira para o docente, quadro branco, data-show, sistema de som e microfone, retroprojetor e tela de projeção, contando também com computadores e tomadas específicas para os mesmos. Pode-se contar, também, com TV acoplada ao DVD ou vídeo cassete quando a atividade assim o requerer. Lembramos que todos os computadores contam com leitor de DVD/CD ROM e entrada USB para pen driver e Internet com tecnologia Wi-Fi. Livros-textos, periódicos especializados, revistas de divulgação científica e vídeos.

 

  1. Laboratórios para aulas práticas

O Curso de Medicina da FACENE/RN dispõe dos laboratórios de ensino relacionados como específicos do Curso, equipados com todo o material necessário para o desenvolvimento de aulas teórico-práticas. Para o desenvolvimento de aulas práticas são informados no cronograma e plano de curso de cada módulo, o dia, horário e material necessário para a realização das atividades. A estruturação de funcionamento dos laboratórios conta com a assessoria permanente de funcionários exclusivos, para preparação do material a ser utilizado nas aulas e manutenção e conservação de todos os equipamentos e instrumental utilizado.

Os discentes também dispõem de espaço de aprendizado independente nos laboratórios, fora do horário das aulas, para o qual contam com a assessoria dos monitores dos conteúdos que pretendem estudar. Para tanto, agendam a solicitação do laboratório e material na Secretaria, para prática e estudo das disciplinas ministradas pelos docentes da IES, acompanhados de monitores e técnicos responsáveis pelos laboratórios. Ficam registrados no controle do laboratório todos os procedimentos e frequência de discentes e monitores.

 

  1. Portarias referente ao Curso

Portarias do MEC

Clique aqui para fazer o download da Portaria de Autorização número 833 de 28 de novembro de 2018

 

6.2 As ações do (a) Coordenador(a) e da equipe

Dentre as ações da Coordenação Acadêmica, estão programadas(os):

  1. Reunião semestral para revisão do projeto pedagógico com a presença do NDE do curso de medicina.
  2.  Reunião com os docentes antes do início de cada período letivo para revisão final dos programas de ensino, reforçando a necessidade de contemplar os conteúdos das diretrizes curriculares do curso – DCN.
  3. Aprovar os planos de curso de cada módulo, encaminhando-os à homologação dos órgãos superiores.
  4. Reuniões com os alunos do primeiro período do curso para:

– situar como funciona a estrutura modular de ensino do curso;

– a diferença de cada semestre letivo;

– a inscrição e utilização do ambiente virtual de aprendizagem;

– a utilização das avaliações somativas e formativas e das processuais.

  1. Acompanhamento da execução do calendário acadêmico.
  2.  Acompanhamento e fiscalização sistemática do cumprimento dos planos de curso de cada módulo através do AcadWeb.
  3. Fiscalizar rigorosamente as metodologias de ensino e de avaliação do processo de ensino aprendizagem, conforme plano aprovado previamente.
  4. Fiscalizar e exigir o cumprimento dos calendários das provas e trabalhos exigidos aos alunos em cada unidade.

9.Gerenciar as dificuldades encontradas no ensino das unidades, resultado de notas, e de relacionamento com alunos.

  1. Apoio pedagógico aos alunos, facilitando acesso à biblioteca, internet, textos, registros acadêmicos, reprografia, acompanhamento psicopedagógico, outros.
  2. Fiscalizar a bibliografia indicada para cada módulo, inclusive sua disponibilidade na biblioteca.
  3. Coordenar, sistematizar e encaminhar as listas de aquisições bibliográficas após reunião com os professores.
  4.  Estimular trabalhos complementares do curso.
  5. Estímulo/controle da frequência dos professores e alunos.
  6. Orientar e acompanhar a ação e atividades dos monitores, quando for implantado.
  7. Coordenar as atividades práticas através da coordenação de estágio, quando ocorrerem.
  8. Assessorar o Coordenador de Avaliação nas atividades de avaliação institucional.
  9. Cumprir e executar as Normas de Qualidade da Instituição.
  10.  Estimular a qualificação do corpo docente.
  11. Coordenar as atividades do estágio Curricular Supervisionado na modalidade do Internato Médico através da coordenação do internato.

 

6.3 Apresentação do Coordenador de Curso:

 

 Docente/Corpo Docente

Clique aqui para fazer o download do corpo docente.

 

  1. Traje

Ao aluno é obrigatório o uso de roupa e sapato fechado, brancos e padronizados, desde o primeiro dia de aula na Instituição, bem como o uso de jaleco nos laboratórios e estágios.

 

  1. Forma de Ingresso no Curso:

9.1 Vestibular

O concurso vestibular é a principal via de ingresso no curso. O processo seletivo é aberto a candidatos que tenham escolarização completa de nível médio. É destinado a avaliar a sua formação, classificando-os dentro do limite de vagas disponíveis para o curso. É realizado duas vezes ao ano e suas normas são informadas em edital e no Manual do Candidato.

 

9.2 Transferência

Transferência espontânea de outras IES

É destinada a alunos de outras Instituições de Ensino Superior que queiram se transferir para o Curso de Medicina da FACENE/RN, oriundo de outro curso de medicina. O requerimento de matrícula por transferência é instruído com a documentação exigida no ato da matrícula, além do histórico escolar do curso de origem, programas e cargas horárias das disciplinas/módulos neles cursadas, com aprovação.

A transferência será aceita desde que haja vaga e que o interessado participe do concurso de seleção para se transferir para a FACENE/RN, conforme edital a ser divulgado no site.

Obs.: Devido à implementação do curso neste ano, a IES não oferecerá processo de transferência.

9.3 Transferência ex officio

Aos estudantes servidores públicos, civis ou militares, e familiares, com mudança domiciliar obrigatória por força de remoção ou transferência funcional, vindos de outra Instituição de Ensino Superior, independentemente de vaga ou de época, é assegurado ingresso na Faculdade após análise, pela assessoria jurídica da IES, de documentação comprobatória apresentada pelo candidato.

 

9.4 Ingresso de Graduados

Tendo em vista que a FACENE/RN está implementando o Curso de Medicina neste ano, a IES não poderá oferecer processo seletivo para graduados. Orienta-se a seleção via vestibular.

10. Encargos referentes às taxas e mensalidades do Primeiro e do Segundo Semestre de 2023

R$ 10.410, (Dez mil quatrocentos e dez reais).

  • Taxas Acadêmicas

FORMAS DE REAJUSTE DOS ENCARGOS FINANCEIROS

  • Planilha de custos para ajustamento de valores;
  • índice inflacionário;
  • investimento-reagente anual.

 

DOCUMENTOS

  • Regimento Interno FACENE/RN
  • Manual do Aluno
  • Manual do Professor