Graduação em Farmácia

O PERFIL DO FARMACÊUTICO A SER FORMADO:

 

O Farmacêutico graduado pelo Curso de Farmácia da FACENE apresenta formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos, aos medicamentos e aos fitoterápicos, às análises clínicas e toxicológicas, ao controle, produção e análises de alimentos, e à assistência farmacêutica pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Portanto, forma-se        um profissional da saúde, capaz de atuar tanto nos eixos estratégicos da assistência farmacêutica, considerando as prioridades inerentes do Sistema Único de Saúde, quanto nas funções tradicionais inerentes à prática farmacêutica.

Neste sentido, o Curso de Graduação em Farmácia, da FACENE/RN, apresenta como perfil do formando egresso/profissional o farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Farmácia, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional e estadual, com ênfase no município de Mossoró, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

 

O CURSO:

O Curso de Graduação em Farmácia da FACENE/RN foi concebido com o compromisso de propiciar uma formação generalista que atenda às necessidades sociais da saúde, com ênfase na atenção farmacêutica e nas ciências farmacêuticas e que assegure, prioritariamente, a integralidade da atenção e a qualidade do atendimento prestado à população do município de Mossoró, sem, contudo, perder a perspectiva regional, estadual e nacional.

O PROJETO PEDAGÓGICO PROPOSTO PAUTA-SE NOS SEGUINTES PRINCÍPIOS:

  • Formação baseada na captação e interpretação da realidade, proposição de ações e intervenção na realidade;
  • Sensibilidade às questões emergentes da assistência à saúde, do ensino e do entorno social;
  • Valorização e domínio de um saber baseado no conhecimento já construído e que contemple o inédito;
  • Reconhecimento de que o aprendizado se constitui como um processo dinâmico, apto a acolher a motivação do sujeito e que contemple o desenvolvimento do próprio estilo profissional;

O Curso de Graduação em Farmácia da FACENE/RN é permeado pelas crenças e valores a seguir descritos:

  • Homem, como cidadão, tem direito à saúde, cujas necessidades devem ser atendidas durante o ciclo vital;
  • Saúde-doença é um processo dinâmico, determinado por múltiplos fatores e pelo contínuo agir do homem frente ao universo físico, mental e social em que vive;
  • A assistência global à saúde compreende a integração das ações preventivas, curativas e de reabilitação enfocadas por diversas profissões, dentre as quais a Farmácia;
  • Farmacêutico é um profissional que participa do atendimento à saúde individual e coletiva, desenvolvendo ações específicas de assistência, de educação, de administração e de pesquisa, nos níveis primário, secundário e terciário;
  • Farmacêutico atua na equipe multiprofissional, visando atender o homem na sua integralidade;
  • Farmacêutico deve ter competência técnico-científica e atitude crítica, favorecidas por uma formação geral que considera a situação econômica, social, política e cultural do País, e o perfil sanitário e epidemiológico de sua região;
  • A articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão.

 

OBJETIVOS DO CURSO:

Gerais:

  • Formar farmacêuticos cidadãos com competências técnico-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa e ética para o exercício profissional de farmácia, no contexto do Sistema Único de Saúde, assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do cuidado de farmácia.
  • Formar farmacêuticos motivados a intervir nos problemas de saúde da população, considerando fatores sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais que influenciam o processo saúde/doença dos indivíduos, famílias e comunidades do município de Mossoró, do Estado do Rio Grande do Norte e da região Nordeste.

Específicos:

  • Ministrar os conteúdos essenciais contidos na estrutura curricular através das atividades teóricas, práticas, complementares, elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Curricular Supervisionado, de forma integrada e criativa, considerando as realidades social, cultural, sanitária e epidemiológica nacional, estadual e municipal;
  • Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional do farmacêutico articuladas aos contextos sócio-político-cultural nacional, estadual e municipal;
  • Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica e a extensão;
  • Exercitar a Atenção Farmacêutica, por meio de estudos de caso, abrangendo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do cliente, família e comunidade, fundamentada no marco referencial deste Curso;
  • Exercitar a investigação científica em Farmácia e a educação em saúde como atividades fundamentais na integralidade do cuidado Farmacêutico;;
  • Utilização de metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção de conhecimentos e a integração entre os conteúdos, além de garantir a articulação entre ensino, investigação científica, extensão e atenção e assistência farmacêutica.
  • O Curso de Graduação em Farmácia como cenário de debates de temas inovadores e relevantes para o exercício profissional do Farmacêutico.
  • Promover a inserção dos docentes e discentes nas ações de saúde promovidas pelo sistema de saúde do município de Mossoró.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DA FACENE:

– Curso em 4 anos

– Professores mestres e doutores;

– Práticas específicas na comunidade a partir do primeiro período;

– Aulas práticas com poucos alunos por professor

– Matriz curricular:

  • Inovadora que atende a demanda de profissionais que a cidade e regiões vizinhas necessitam;
  • Elaborada que ressalta as potencialidades da região como a disciplina “Análise ambiental”.
  • Que contém a disciplina “Semiologia Farmacêutica” que é de fundamental importância, uma vez que este profissional está habilitado para prescrever alguns medicamentos.

– Apoio psicopedagógico;

– Programas de nivelamento de disciplinas básicas (português, matemática, química, biologia)

– Alta carga horária de práticas e estágios.

CURRICULO 03

PORTARIAS REFERENTES AO CURSO DE FARMÁCIA:

Portaria no 818, de 29 de outubro de 2015

Portaria de reconhecimento

Portaria de renovação do reconhecimento

 

COORDENAÇÃO DE CURSO:

Coordenador: Prof. Me. Emanuell dos Santos Silva

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/2355630416880005

 

CORPO DOCENTE:

Corpo Docente

Encargos referentes às taxas e mensalidades do Primeiro e do Segundo Semestres de 2024

R$ 2.040,00 (Dois mil e quarenta reais).

 

Formas de reajuste dos encargos financeiros

  • Planilha de custos para ajustamento de valores;
  • Índice inflacionário;
  • Investimentos-reagente anual.

Documentos

Manual do Aluno

PPC – FARMÁCIA

Matriz Nº4