Graduação em Educação Física

 

A EDUCAÇÃO FÍSICA

 

O PERFIL DO PROFICSSIONAL A SER FORMADO:

O Curso de Graduação em Educação Física, da FACENE/RN, apresenta como perfil do formando egresso/profissional a qualificação para o treinamento de alto rendimento das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. A compreensão da educação física se dá como área do conhecimento, cuja orientação central é a educação para o esporte e para a saúde e Qualidade de vida e ainda um profissional que em função da sua qualificação e sensibilidade seja capaz de exercer atividades de ensino/aperfeiçoamento e treinamento dos diferentes esportes; exercer atividade de ensino dos esportes no diferentes contextos não formais; orientar e prescrever atividades físicas e esportivas para a população em geral nos diferentes espaços clubes, academias, spas, hotel, praça de lazer, condomínios, etc.;

 

Desta forma, o Curso de Educação Física oferece subsídios para tornar o profissional apto a:

  • reconhecer a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
  • sentir-se membro do seu grupo profissional;
  • reconhecer-se como sujeito no processo de formação de recursos humanos;
  • comprometer-se com os investimentos voltados para a solução de problemas sociais;
  • planejar e implementar pesquisas e outras produções do conhecimento que promovam a qualificação do fazer do profissional de educação física;
  • participar das associações e conselhos profissionais e cooperativas de saúde;
  • promover avaliação e auditoria das ações do profissional de educação física;
  • desenvolver inteligência interpessoal (saber trabalhar em grupo).

 

O CURSO:

O Curso de Graduação em Educação Física da FACENE/RN pressupõe disseminar e aplicar conhecimentos teóricos e práticos sobre a Motricidade Humana, que permitam ao ser humano: (1) otimizar suas possibilidades e potencialidades para mover-se de forma específica ou genérica, harmoniosa e eficaz e (2) capacitar-se para, em relação à sociedade, adaptar-se, interagir e transformá-la, sempre na busca de uma melhor qualidade de vida.

 

O PROJETO PEDAGÓGICO PROPOSTO PAUTA-SE NOS SEGUINTES PRINCÍPIOS:

  • Formação do profissional de Educação Física como resultado da articulação entre conteúdos, competências e habilidades adquiridas e/ou desenvolvidos durante o Curso.
  • A proposta pedagógica está centrada no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiada no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem.
  • O Curso de Graduação em Educação Física (bacharelado) como cenário de debates de temas inovadores e relevantes para o exercício profissional.
  • A implementação de metodologias no processo ensinar-aprender que estimulem o aluno a refletir sobre as realidades de atuação profissional e social e o aprender a aprender.
  • A integração ensino, serviço de saúde e atividades de promoção à saúde.
  • Ter como eixo do desenvolvimento curricular as práticas de promoção à saúde mais freqüentes e mais eficazes.
  • Utilização de metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção de conhecimentos e a integração entre os conteúdos, além de garantir a articulação entre ensino, investigação científica, extensão e assistência em Educação Física.
  • Promoção da integração e da interdisciplinaridade em coerência com o eixo de desenvolvimento curricular, buscando integrar as dimensões biológicas, psicológicas, sociais e culturais.
  • Inclusão das dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e solidariedade.

 

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

Matriz Curricular 

 OBJETIVOS DO CURSO:

Gerais:

. Proporcionar aos alunos acesso a conhecimentos teórico-práticos que os possibilitem a intervir acadêmica e profissionalmente em instituições públicas e privadas, para o desenvolvimento de uma cultura corporal e esportiva e consequente adoção de um estilo de vida ativo e saudável por meio da prática de atividades físicas, esportivas e recreativas – diferentes manifestações e expressões do movimento humano;

? Proporcionar a assimilação e produção de conhecimentos teórico-práticos que visem à avaliação, diagnóstico, planejamento, organização, desenvolvimento, prescrição, controle, acompanhamento, supervisão, coordenação e direção de atividades físicas, no âmbito político, filosófico, técnico, ético, pedagógico, científico e lúdico, com atitude crítica, visão empreendedora e responsabilidade social;

. Possibilitar a formação de profissionais capazes de intervir na transformação social na Saúde Coletiva, por intermédio da cultura corporal e esportiva, nas perspectivas da promoção, prevenção, proteção e recuperação/reabilitação da saúde; da formação cultural; da educação e reeducação motora; do rendimento físico-esportivo; do lazer e; da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, esportivas e recreativas;

 

Específicos:

  • Ministrar os conteúdos essenciais contidos na estrutura curricular através das atividades teóricas, práticas, complementares, elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Curricular Supervisionado/ECS, de forma integrada e criativa, considerando as realidades social, cultural e de saúde nacional, estadual e municipal;
  • Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício do profissional de Educação Física articuladas aos contextos sócio-político-cultural nacional, estadual e municipal;
  • Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica e a extensão;
  • Exercitar a sistematização da reabilitação da saúde e promoção da mesma, por meio de estudos de caso, abrangendo prevenção e recuperação do cliente, família e comunidade, fundamentada no marco referencial deste Curso;
  • Exercitar a investigação científica em Educação Física e a educação em saúde e qualidade de vida como atividades fundamentais;
  • Promover a inserção dos docentes e discentes nas ações de saúde promovidas pelo sistema de saúde do município de Mossoró.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACENE:

O curso de Educação Física da Facene-RN aposta como diferencial, a formação de  profissionais aptos a trabalhar nas diferentes esferas profissionais, dentre elas: academias, clubes esportivos, clínicas médicas, hospitais, equipes de aventura e espaços de promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Tornando-se assim: referência e inovação no mercado de trabalho.

 

PORTARIAS REFERENTES AO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

Portaria no 565, de 27 de setembro de 2016

COORDENAÇÃO DE CURSO:

Coordenador: Prof. Me. José Garcia de Brito Neto

Link lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4854186E2

 

CORPO DOCENTE:

 

Encargos referentes às taxas e mensalidades do Primeiro e do Segundo Semestres de 2023

R$ 1.662,00 (Um mil seiscentos e sessenta e dois reais).

Taxas Acadêmicas

Formas de reajuste dos encargos financeiros

  • Planilha de custos para ajustamento de valores;
  • Índice inflacionário;
  • Investimentos-reagente anual.

Documentos